Campinas sedia o primeiro lançamento do IV EMDS na região Sudeste
Prefeito Jonas Donizette destacou a importância da mobilização e participação dos governantes locais no IV EMDS
Nesta sexta-feira, 17, Campinas/SP sediou mais um lançamento regional do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), o primeiro realizado no Sudeste. Cerca de 60 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos e representantes de 27 municípios do entorno, estiveram no encontro, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com o apoio da prefeitura anfitriã.
O prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette, destacou a importância da mobilização e participação dos governantes locais na quarta edição do maior evento sobre sustentabilidade urbana do país. Segundo Donizette, o IV EMDS, que acontecerá de 24 a 28 de abril, no estádio nacional Mané Garrincha, em Brasília/DF, tem entre os seus principais objetivos contribuir para os desafios da gestão municipal. “Nós tivemos em Paris, na reunião do Clima, quando várias resoluções foram retiradas pelos países sobre o meio ambiente. Agora, nada disso vai funcionar se as coisas não acontecerem nas cidades, se os municípios não se envolverem com a questão ambiental”, disse o prefeito.
Para ele, o IV EMDS é uma oportunidade para os governantes locais estarem juntos, apoiando a pauta do desenvolvimento sustentável. “É nas cidades que têm os planos diretores, é nas cidades que as indústrias se instalam, é nas cidades onde devem começar essa nova postura de relação ambiental. Esse lançamento é importante para mostrar como é o evento e pedir a participação mais efetiva dos municípios no Encontro”, finalizou Donizette.
O presidente da FNP, Marcio Lacerda, que também participou do evento, falou da importância do IV EMDS e dos temas que serão tratados na edição nacional. “Os lançamentos regionais são uma oportunidade para se discutir todos os aspectos do momento da vida das cidades que serão apresentados durante o IV EMDS. O eixo central ‘Reinventar o financiamento e a governança das cidades’, que tem muito a ver com o momento atual de crise, irá nortear as 21 salas temáticas que serão construídas para o evento”, finalizou Lacerda.
Também participaram do lançamento os prefeitos Gustavo Reis (Jaguariúna/SP), Barjas Negri (Piracicaba/SP), Júnior Finamore (Louveira/SP), Angelo Perugini (Hortolândia/SP), Hamilton Bernardes (Pedreira/SP), Edson Rodrigo de Oliveira Cunha (Monte Alegre do Sul/SP), Norberto de Olivério Junior (Santo Antônio da Posse/SP) e os vices: Lúcia Tenório (Mogi Mirim/SP), Daniel Rossi (Mogi Guaçu/SP), Henrique Magalhães Teixeira (Campinas/SP) e José Carlos Silveira Gaiane (Itu/SP).
Filiação FNP
Além de apresentar o EMDS, nos lançamentos regionais também são apresentados os projetos e ações desenvolvidas pela FNP, na busca de soluções inovadoras para melhorar a vida nas cidades. Na ocasião, o prefeito Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, filiou o município de Monte Alegre do Sul/SP à entidade. “Esperamos encontrar na FNP a voz necessária aos municípios para promovermos mudanças nas cidades, pequenas e grandes”, disse o prefeito.
A ex-prefeita de Guarujá/SP, Maria Antonieta, que é vice-presidente de Finanças Públicas da FNP e compõe a coordenação política do IV EMDS, compartilhou sua experiência aos participantes do evento como governante local durante dois mandatos e destacou o papel da Frente em orientar os gestores nos seus desafios locais. “A atuação na FNP qualificou meu mandato e trouxe resultados concretos para o meu município, como no caso dos precatórios e do programa Mais Médicos, por exemplo”, disse Antonieta.
Lançamentos regionais IV EMDS
A previsão é que, além de Campinas, mais de 20 cidades sediem os eventos para lançamento do IV EMDS. Recife/PE (3 de fevereiro); Salvador/BA e Fortaleza/CE (10 de fevereiro) foram os primeiros municípios a realizarem as reuniões.
III EMDS Em 2015, o III EMDS reuniu 9.458 pessoas, 512 prefeitos, três governadores, 15 ministros e 52 deputados e senadores. 1507 municípios estavam representados no evento, além de 17 delegações estrangeiras dos cinco continentes. A terceira edição do EMDS contou com o apoio de 109 instituições nacionais e internacionais.