top of page

Guia de Ação Local pelo Clima apresenta roteiro prático para gestores municipais enfrentarem as muda


Publicação inédita disponível em português e espanhol, o Guia de Ação Local pelo Clima foi lançado pelo ICLEI América do Sul e Programa Cidades Sustentáveis durante o "I Encontro do Programa Cidades Sustentáveis com as prefeituras signatárias - gestão 2017 - 2020”, realizado em fevereiro. Leia a notícia completa Produzido em linguagem clara e acessível, o Guia de Ação Local pelo Clima busca ajudar o gestor na elaboração e/ou revisão de uma Estratégia de Desenvolvimento de Baixo Carbono e Resiliente. Ela oferece um roteiro prático para auxiliar a ação concreta do poder público municipal para o enfrentamento às mudanças climáticas, de forma a reduzir os impactos negativos sentidos com grande intensidade nas cidades, e gerar oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável.

Ao longo dos capítulos, são apresentados conceitos essenciais da Ciência sobre as mudanças climáticas e seus impactos diretos nas cidades; um roteiro passo a passo para o gestor elaborar a estratégia do município; dicas para colocá-la em prática; casos nacionais de sucesso que podem ser seguidos; e lista de publicações, legislação e sites úteis sobre o tema. O Guia de Ação Local pelo Clima apresenta ainda importantes metodologias e conhecimentos oferecidos por organizações reconhecidas na área, como o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e o Programa Cidades Sustentáveis. O passo a passo apresentado é baseado na Metodologia GCC – GreenClimateCities desenvolvida pelo ICLEI, que reúne importante acúmulo de conhecimento aplicado em cidades, como por exemplo em Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro que participaram do Projeto Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono - Urban LEDS. Também são apresentados os casos de Palmas, cidade de São Paulo, Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Estado de Minas Gerais.

Confira!

Páginas: 91 Realização: ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e Programa Cidades Sustentáveis Apoio: Fundação Konrad Adenauer Tópicos: Mudanças climáticas; adaptação; resiliência; estratégia de baixo carbono; gestão municipal; cidades; desenvolvimento sustentável. Acesse a publicação online ou faça o download do PDF

ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade - Uma das principais redes globais de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável, formada por mais de 1.500 estados e cidades de pequeno e médio grande porte em mais de 100 países. Na América do Sul, a rede ICLEI apoia mais de 50 membros na construção de cidades mais sustentáveis, de baixo carbono, resilientes, biodiversas, eficientes no uso de recursos, com infraestrutura inteligente e uma economia urbana verde e inclusiva, impactando mais de um quarto da população na região. iclei.org/sams Programa Cidades Sustentáveis - Realização da Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do Instituto Ethos, o PCS reúne uma série de ferramentas que contribuem para que governos e sociedade civil promovam o desenvolvimento sustentável nos municípios brasileiros. cidadessustentaveis.org.br Fundação Konrad Adenauer (KAS) - Fundação política alemã, independente e sem fins lucrativos. Atua com base nos valores da União Democrata-Cristã (CDU), partido político alemão. Promove a Democracia, o Estado de Direito, os Direitos Humanos e a Educação Política, bem como a Economia Social de Mercado e o desenvolvimento descentralizado e sustentável.

Últimas Notícias
bottom of page