top of page

ANAMMA participa do IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

O Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, em sua nona edição, contou com a participação de cerca de dois mil educadores e ambientalistas de várias regiões do país. O evento, que aconteceu dos dias 17 a 20/09 em Balneário Camboriú (SC), teve como principal tema a releitura crítica das políticas da educação ambiental brasileira e suas repercussões da Política (PNEA) e Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), objetivando, sobretudo, o fortalecimento da diversidade da Educação Ambiental brasileira, em suas diferentes matrizes, por meio da defesa dos direitos e conquistas alcançadas por meio das políticas públicas do campo socioambiental.

A ANAMMA esteve presente no fórum representada pelo Secretário de Meio Ambiente de Itapoá (SC), Sr. Ricardo Haponiuk, diretor da recém-criada Diretoria de Educação Ambiental da associação. Além dessa diretoria, foram criadas mais duas, a de Conselhos de Meio Ambiente e a de Bem Estar Animal. A criação dessas diretorias temáticas objetiva o fomento e a consolidação de políticas públicas municipais relacionadas a estes importantes assuntos.No evento, a Anamma iniciou um trabalho de articulação com a Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de aproximar o Poder Executivo Federal aos órgãos municipais de meio ambiente aproveitando o momento da atual gestão do MMA ao fortalecimento das redes de educação ambiental.Segundo o Secretário Ricardo “a Educação Ambiental (EA) é um dos princípios da Política Nacional de Meio Ambiente que merece mais atenção dos gestores públicos municipais. Investindo-se mais em EA, menos será o esforço necessário para, por exemplo, exercer a fiscalização ambiental”.


Em paralelo ao Fórum ocorreram diversas atividades, destacando-se a realização do IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental.


Acesse o seguinte link e conheça quem faz parte da executiva da associação: http://www.anamma.org.br/diretoria


Fotos Altamir Andrade




Na foto estão a Analista Ambiental Nadia do MMA, o Secretário Ricardo, da Diretoria Temática de Educação Ambiental da ANAMMA, e Renata Maranhão, Diretora de Educação Ambiental do MMA.

Na foto estão o Gerente de Planejamento e Educação Ambiental Humberto Reolon, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina e o o Secretário Ricardo.


Últimas Notícias
bottom of page