Anamma Brasil com intensa participação no Conama

24.08.2018

A Anamma atuou em várias frentes na reunião de ontem do Conselho Nacional do Meio Ambiente-Conama.

 

Rogério Menezes representou como Presidente a Anamma Brasil, e teve a participação nos trabalhos do secretário de Louveira-SP e Presidente da Anamma SP Cláudio Scali, do Secretário Ricardo Haponiuk de Itapoa-SC, da Secretária Luciane Bertinato Copetti de Sinop-MT, do Secretário Geraldo Luiz Nalon de Pedreira-SP, do Secretário de Porto Nacional-TO, Thiago Valua Araújo e do Secretário Wagner Donato Rodrigues de Contagem-MG. Parabéns a todos pela dedicação e presença em momentos tão difíceis da vida nacional!


Em pronunciamento na tribuna, Rogério Menezes destacou os avanços na parceria Anamma/Ibama e Ministério do Meio Ambiente, com a reativação da Tripartite Nacional e das Tripartites Estaduais e o fechamento do acordo Ibama e Estado do RS para repasse aos municípios dos valores da TCFA - Taxa de Controle e Fiscalização ambiental, o que está previsto em lei federal e há mais de 15 anos é objeto da reivindicação dos municípios. Registrou o apoio da Anamma para que seja pautada com urgência na Plenária do Conselho a nova fase do Proconve - Programa Nacional de Controle da Poluição Veicular.

 

A má qualidade do ar em grandes e médias cidades já tem tido forte impacto na saúde pública dessas cidades e não há mais por que adiar a adoção de critérios mais restritivos e novas tecnologias para controlar as emissões das fontes móveis. Foi aprovada urgência para o tema.

 

Outra contribuição da Anamma foi ajudar a impedir através do relatório do pedido de vistas da Anamma-NO, apresentado e defendido pelo conselheiro Secretário Thiago Valua Araújo a Revogação da Resolução 09/96 que define Corredores de Vegetação entre Remanescentes, como Área de Trânsito para a fauna. Contrariando a sugestão do Grupo Assessor que recomendou revogação o plenário do Conama manteve a Resolução em vigor acompanhando a posição da Anamma e da ONG Proam, que também havia solicitado vistas.

 

O Secretário Scali pela Anamma SP falou da Tribuna e cobrou os Estados com relação a descentralização dos Licenciamentos ambientais de impacto local. Hoje as Deliberações dos Conselhos Estaduais têm contido retrocessos ao retomar para os Estados algumas tipologias.

 

 

 

 

 

 

Please reload

Em destaque

CORREDORES ECOLÓGICOS AGROFLORESTAIS DEVEM CONECTAR ÁREAS NATURAIS EM FOZ DO IGUAÇU E CÉU AZUL

November 26, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo