Em Aparecida/SP, sede da ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico São João Paulo II, é exemplo de ações integradoras como parte de um sistema abrangente, inserindo comunidade, envolvendo instituições, que com equidade, as áreas protegidas são importantes para conectar habitats naturais, protegendo-os de forma sustentável, que com empenho de governos, instituições e sociedade, medidas de conservação são geradas para apoio aos governos locais.
A ARIE, que é de iniciativa do então secretário de Meio Ambiente e posterior vereador do município, Marcelo Marcondes (Diretor de Relações Internacionais da ANAMMA), foi estabelecida a ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico “São João Paulo II”, em Aparecida/SP, a ARIE foi criada via Decreto Municipal e foi regulamentada via norma legal (Lei nº 4282, 17 de agosto de 2020) de autoria do Legislativo.
O Conselho Gestor é presidido pelo Reitor do Instituto ANAMMA, Professor Marcelo Marcondes, que atua em sintonia com o conselho de meio ambiente. Conectando sociedade e governo para proteção da área.
No vídeo, você poderá conhecer um pouco dessa parceria entre GIZ e ANAMMA, bem como uma expertise local, que valida a possibilidade de replicabilidade.
Com a visão de que os Governos Locais são parte da solução para conservação da biodiversidade, o projeto Áreas Protegidas Locais é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Os parceiros políticos são os ministérios do meio ambiente dos países participantes. Nos quatro países, o projeto atua em estreita colaboração com os governos locais e suas associações e redes, como, por exemplo, a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA) no Brasil, que possui amplo apoio do Presidente Marçal Cavalcanti (Secretário de Meio Ambiente de Pilar/AL) e que mantém Marcondes como ponto focal desta parceria.
留言