top of page

II FICS – Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis foi um sucesso!




O II FICS – Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis (Clima & Biodiversidade) – aconteceu simultaneamente com os trabalhos iniciais da COP 27 no Egito, este debate gira em torno de debates importantes, que envolvem o clima e a biodiversidade.

Essas agendas estão interligadas e durante o evento, foram intensificados os debates que fundamenta-se no Acordo de Paris.


O evento que foi realizado em Maceió (Alagoas) nos últimos dias 10 e 11 de novembro de forma hibrida, reservou a possibilidade de 120 pessoas presentes fisicamente, teve 160 presentes e contou com a participação de cerca de 5.900 pessoas distribuídas em 14 países com diversos meios de transmissão simultâneas – com destaque para os parceiros da Argentina, que através da RAMCC garantiu uma quantidade significativa de internautas.


Com estes números, somados ao primeiro evento, o FICS supera a marca de 10.000 participações em suas duas edições!


Para o Presidente da ANAMMA Nacional - Marçal Cavalcanti (Secretário de Meio Ambiente de Pilar/AL), o evento foi um sucesso dado ao alto nível dos palestrantes e do engajamento dos participantes, “II FICS – Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis chegou ao fim, porém o momento de comemorar e reconhecer as principais ações exitosas continua”.


Marçal, reforçou o compromisso da ANAMMA com o ambientalismo brasileiro, em especial na carta enviada ao Presidente-eleito Lula, através do vice-presidente da ANAMMA – Antonio Marcos Barreto (Secretário de Meio Ambiente de Mangaratiba/RJ), que é de extrema importância a reestruturação do CONAMA e da valorização das Governanças Ambientais Locais.


Presidente Marçal finaliza destacando que “O Fórum teve um grande potencial de engajar governos municipais, gestores locais e acadêmicos que estudam e desenvolvem pesquisas relacionadas as temáticas que atuamos. O evento produziu, ao final, uma quantidade significativa de conhecimento técnico-científico compartilhado”.


Para o Reitor do Instituto ANAMMA - Marcelo Marcondes, destaca que “tínhamos a concepção de inserir no contexto nacional e internacional aqueles que detém expertises para o desenvolvimento sustentável, garantindo soluções baseadas no compromisso ambiental que tanto almejamos para as gerações futuras e conseguimos”, Marcondes – que também é o Diretor de Relações Internacionais da ANAMMA conclui dizendo que “o objetivo de unificar agenda pelo desenvolvimento sustentável, de talhe que, legitime os anseios de uma sociedade justa, igualitária e com o desenvolvimento sustentável é o que tanto queremos”.


O Vice-Presidente da ANAMMA NACIONAL – Antonio Marcos, destaca que “Essa atividade não apenas despertou o interesse da comunidade em geral, mas também denota um compromisso e um fortalecimento das alianças sul-americanas no combate às mudanças climáticas”.


Victoria Camera – Relações Internacionais da RAMCC, destaca que eventos binacionais são importantes para o compartilhamento de conhecimentos e experiências e, ações como o II FICS, “amplia de forma significante o empenho das instituições para o diálogo ambiental internacional, pois a dimensão deste evento já é consolidado para o público alvo”. Camera, ainda diz que “os governos locais hoje possuem uma ampla representatividade para o desenvolvimento de suas ações de forma sustentável”.


Acesse as fotos ao final desta matéria e abaixo conheça as ações premiadas:


RELAÇÃO DE AGRACIADOS NA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO II FICS


Prêmio Acadêmico Internacional do Instituto ANAMMA


Thamires Carolayne Cavalcanti Moura e Elizabeth Amaral Pastich Gonçalves

“Mobilidade de fármacos em solo irrigado por esgoto doméstico, por meio de colunas de lixiviação”.


Livro “O COMPLIANCE NOS PLANOS DE SAÚDE MANTIDOS PELO ESTADO: Diálogos públicos e privados na construção de uma agenda para instituições eficazes.”

FAPEAL - Grupo de Pesquisa -Modelo de gestão Ipaseal Saúde: Governança. & Compliance.

Organizadores: Dr. Adeilson Bezerra e Dr. Filipe Lobo. Articulistas: Marcelo Marcondes; Amanda de Oliveira Brito; Camille Lima Reis; David Nathan Silva de Almeida; Danubia Karlla da Silva Barbosa; Domingos Vieira Formiga Neto; Ivan Tenório Cavalcante W. de Barros; José Carlos da Silva Mendes; e Nerya Patrícia de França Alcântara



Selo Verde Internacional de Ações Sustentáveis – ANAMMA & RAMCC


Instituições e pessoas


CLAUDIA MARIA TONIELO

Pelos relevantes serviços prestados na implementação dos ODS/ONU, especialmente em ações de equidade, empoderamento feminino e desenvolvimento sustentável através da educação ambiental.


Associação Brasileira das Indústrias de Vidro –Abividro

Projeto ECOA CIRCULAR, é uma jornada educacional que impulsiona os jovens a questionarem suas realidades e hábitos ambientais.


ADRIANA ROCHA DE BARROS

SYNERGIA AMBIENTAL. Atuação em ações que fortalecem as relações institucionais do terceiro setor para o desenvolvimento sustentável.


Livro “Marco Regulatório do Saneamento Básico: estudos em homenagem ao Ministro Luiz Fux”

Aborda a importância do novo Marco Regulatório do Saneamento Básico.


Leandro Frota Advogados e ABES-RJ

Projeto SANEARIO. O primeiro Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente que nasce com disposição e competência para ser principal evento de discussão e proposituras para o setor de Saneamento e Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro.


ENG. AGRÔNOMO FRANCISCO ALMEIDA

Idealização do Programa Cidades Mais Verdes em parceria com a Federação Goiana dos Municípios (FGM) e transformação do Prêmio de Meio Ambiente do CREA/GO em nível Nacional.


MAV SYSTEMS

Plataforma é o SDUS -Sistema de Desenvolvimento Urbano Sustentável.


NILTON JORGE BERGER DEL ZOTTO

Projeto de suporte em papelão descartável para sacos de lixo. O suporte de papelão permite que o saco esteja sempre aberto, o que facilita o uso e evita que o lixo seja jogado no chão.


SOLIDARIE –Brasil

Projeto o Saneamento para Todos. Soluções que viabilizam os investimentos que mantêm a sustentabilidade.


SYNERGIA SOCIOAMBIENTAL

Ações e ideias de transformar o mundo tendo como base um trabalho inclusivo e justo. Possuindo ainda, a certificação internacional de qualidade ISO:9001, relativa ao planejamento, elaboração e execução de programas sociais, urbanos e ambientais.


VIRALCOOL AÇÚCAR E ÁLCOOL LTDA.

Projeto de Adequação Ambiental (Reflorestamento).

O Grupo Viralcool administra o plantio de mudas de árvores em áreas de preservação permanente e no entorno das nascentes de córregos e rios, protegendo assim as matas ciliares. Para isso, conta com viveiros próprios de mudas de árvores nativas e frutíferas, com capacidade para produzir até 25.000 mudas de diversas espécies. Colabora também com os municípios vizinhos, fazendo doações de mudas para reflorestamentos municipais e doação de mudas para fornecedores, auxiliando em projetos de plantio. Em 2021, foram plantadas e doadas cerca de 90 mil mudas.


DELEGAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA NO BRASIL

Ações de cooperação internacional que promovem o desenvolvimento sustentável do Brasil, que em parceria institucional fomentando agendas verdes que visam implementar a Cooperação Europa – Brasil sobre Cidades Sustentáveis e Inteligentes.


STEFAN AGNE

Ações de cooperação internacional que promovem o desenvolvimento sustentável do Brasil, que em parceria com a UNIÃO EUROPEIA implementam a AGENDA 2030 dos ODS/ONU.

LORENA VIGO

Projeto “Carmen del Paraná cuenta con un PLACC que es un documento a desarrollar en beneficio del medio ambiente” (PARAGUAY).




Governo


MUNICÍPIO DE MANGARATIBA/RJ

Projeto CoopMangaratiba


MUNICÍPIO DE MANGARATIBA/RJ

Projeto Sanear Mangaratiba


MUNICÍPIO DE CAMPINAS/SP

Programa de Parques Lineares, do Plano Municipal do Verde de Campinas.


MUNICÍPIO DE CAMPINAS/SP

Programa RECONECTA RMC.


MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS

Projeto Boa Prática: Adoção de Controle de Transporte de Resíduos Eletrônico –E-CTR para os Resíduos da Construção Civil.


MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS

Projeto de Boa Prática -Campo Grande: Cidade Biofílica e Biodiversa.


AGÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E PLANEJAMENTO URBANO (PLANURB), CAMPO GRANDE/MS

Programa de Gestão das Unidades de Conservação do município de Campo Grande, durante a Pandemia da COVID-19.


AGÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E PLANEJAMENTO URBANO (PLANURB), CAMPO GRANDE/MS

Programa Municipal de Educação Ambiental.


MUNICÍPIO DE ARROIO DO SAL/RS

Projeto de implantação da Central de Triagem e Compostagem.


MUNICÍPIO DE CONCHAL/SP

Projeto Guardiões da Natureza


INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA –IMMI

Programa Itapipoca Verde


SECLIMA -SECRETARIA EXECUTIVA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DE SÃO PAULO

Ações que visam assegurar a contribuição do Município no cumprimento dos propósitos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.


MUNICÍPIO DE LAGARTO/SE

Projeto “Lagarto Sustentável”.


INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS, IBAMA. UNIDADE SERGIPE

Ação Participativa Integrada para o Fortalecimento SISNAMA no Baixo São Francisco -APIFS do Baixo São Francisco, execução IBAMA/SE, SERHMA/SE e ANAMMA/SE.


MUNICÍPIO DE PEDREIRA/SP

Projeto “Ações e Responsabilidade na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em Pequenos Municípios”.


MUNICÍPIO DE PILAR/AL

Ações de Governança Ambiental local para o Global


MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

1ª Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável do Brasil, sendo certificada pela ANBT com base nas Normas NBR ISO 37120, 37122 e 37123.


MUNICÍPIO DE ROTEIRO/AL

Projeto “Roteiro primeira cidade do litoral Sul de Alagoas 100% Saneada”.


MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL/RS

Programa ESSE TERRENO É MEU: Um Exemplo de Boa Prática na REURB.


MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB

Programa Minha Árvore e de reciclagem de resíduos sólidos corretamente.



É importante registrar o agradecimento especial aos parceiros do II FICS, que possibilitaram o evento ser um sucesso, como a Synergia Ambiental e a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas; Orizon VR - Valorização de Resíduos e; Rama Das - Consulting & Training.


Acesse as fotos:

Link 01 (manhã do dia 10):




Fotos do FICS: Henrique Almeida e Eduardo Melo

Por Marcelo Marcondes, MTB 64747/SP.





Comments


Últimas Notícias
bottom of page