O maior encontro do Planeta sobre ambientalismo municipal será promovido pela ANAMMA
A ANAMMA – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, conhecida por ser a maior força representativa do ambientalismo local, promoverá o 25º Encontro Nacional de Municípios com o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável em Mangaratiba/RJ, nos dias 26, 27 e 28 de março, e terá em sua ampla grade de programação debates com grandes referências do ambientalismo brasileiro, envolvendo temas como: cidades resilientes, gestão hídrica, gestão de resíduos, gestão costeira, emergências climáticas, turismo e economia verde, mobilidade urbana sustentável, direito ambiental, além cases de sucessos, de espaços para pesquisadores e muito mais!
É esperado, que o encontro seja o maior já realizado em todo mundo de forma gratuita e agenda simultânea, considerando a discussão de temas globais para agendas locais, e por sua diversidade de painéis. O 25º Encontro Nacional da ANAMMA contará com grandes palestrantes, que marcam a agenda contemporânea ambiental.
O encontro que contará com palestras, mesas e painéis ministrados e presididos por especialistas das mais variadas áreas que envolvem o desenvolvimento sustentável das cidades, é uma chamada para o compromisso da COP 30, que ocorrerá em Belém em 2025, pois mais do que discutir políticas públicas, é fundamental que gestores públicos, cientistas, consultores, academia e toda sociedade discuta pontos de construção e prática da agenda ambiental brasileira.
Para o Presidente da ANAMMA Nacional – Marçal Cavalcanti, o evento é marco na história do municipalismo ambiental brasileiro, pois contará com mais de 70 palestrantes, divididos em 03 auditórios e de forma simultânea e gratuita, irão discutir os mais importantes assuntos que compõe a Agenda Ambiental Brasileira.
Entre os painéis, destaca-se a presença de juristas do direito ambiental, como Dra. Andrea Struchel - Diretora Geral Jurídica Nacional da ANAMMA; Dr. Marcelo Marcondes - Diretor Jurídico Nacional, de Mudança Climática, de Direito dos Animais; e Assuntos Internacionais e Reitor do Instituto ANAMMA; Dr. Paulo Bessa - Diretor Jurídico Nacional de Assuntos Constitucionais da ANAMMA; Dr. Talden Farias - Diretor Jurídico Nacional, Institucional e de Licenciamento Ambiental da ANAMMA; Dr. Leandro Eustáquio - Advogado, Ambientalista, Escritor, ANAMMA/MG; Dr Rafael Esteves da Silva - Assessor jurídico da ANAMMA-RJ e Subsecretário Municipal de Meio Ambiente de Itaguaí/RJ; Dr Thiago Neves da Motta - Assessor Jurídico da Secretaria de Meio Ambiente de Itaguaí/RJ; Dr Francisco Carrera - Presidente da Comissão de Ativos da OAB/RJ; e a Dra Cristiane Jaccoud - Coordenadora de Direito Ambiental da Escola Superior de Advocacia (ESA-RJ), que irão discutir o painel “Direito Ambiental Brasileiro: A controvérsia entre a letra da LC 140 e a ADI 4757”.
O Ministério do Meio Ambiente, vem com painéis que tratam da “Tripartite e o SisNAMA e a oportunidade da Educação Ambiental como tema que possibilite a pactuação”, além do painel “Cooperação federativa: Conselhos, Comissões Tripartites e Conferências de Meio Ambiente”, entre outros.
Ainda na pauta, “Agricultura Sustentável”, que terá a presença do Dr. Felipe Brasil - Subsecretário de Estado da Agricultura do Rio de Janeiro, “Saneamento Ambiental: Gestão Municipal” com Mario Mantovani - Diretor de Relações Institucionais da ANAMMA, Ângelo Lima - Observatórios das Águas, e Marcelo Manara - Presidente do CEIVAP.
Antonio Marcos Barreto – Vice-Presidente da ANAMMA Nacional, e Secretário de Meio Ambiente de Itaguaí/RJ, destaca que dado os desafios enfrentados pelos municípios quanto as questões climáticas e a importância de uma agenda unificada, o encontro promoverá o mais amplo debate que envolve as questões práticas das cidades.
Na agenda que terá a presença de Francisco Almeida – Presidente da Caixa de Assistência da Mútua do Sistema CREA/CONFEA, autoridades federais, estaduais e municipais, haverá ainda, painéis com os temas de ODS/ONU; ESG; Mercado de Carbono, Tecnologias avançadas em purificação de águas para tratamento de efluentes complexos.
Destaca-se a presença confirmada de autoridades de todas as regiões do Brasil, como o Prefeito de Pilar/Alagoas – Renato Filho, das equipes dos estados do Amazonas, Rondônia, Maranhão, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraíba, entre outros.
Com presença confirmada do Presidente da Câmara dos Deputados - Arthur Lira (Deputado Federal/AL). Sendo esperada a presença do Vice-Presidente da República – Dr. Geraldo Alckmin Filho e da Ministra do Meio Ambiente – Marina Silva, além do Governador do Estado do Rio de Janeiro – Claudio Castro, do Vice-Governador – Thiago Pampolha e de prefeitos da região.