O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Jaime Spengler, juntamente com o vice-presidente Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, o secretário-geral Dom Ricardo Hoepers e o subsecretário adjunto-geral Pe. Leandro Megeto, recebeu nesta semana o presidente da ANAMMA e secretário municipal de Pilar (AL), Marçal Fortes Cavalcanti. Também participaram o diretor de Relações Institucionais da ANAMMA, Mario Mantovani, e o diretor da empresa Deep, Gabriel Alencar.
Durante o encontro, foi apresentada a proposta do Projeto de Monitoramento das Emissões de Gases de Efeito Estufa nos Municípios Brasileiros, que visa fortalecer a gestão ambiental local e contribuir para o cumprimento das metas climáticas nacionais. A ANAMMA sugeriu a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica entre a ANAMMA e a CNBB, cuja assinatura está prevista para acontecer durante a COP 30, reforçando o compromisso das duas instituições na defesa do meio ambiente e no enfrentamento das mudanças climáticas.
Em nome da prefeita Fátima Resende e do secretário Renato Filho, Marçal Cavalcanti convidou a cúpula diretiva da CNBB para uma visita oficial ao município de Pilar (AL), a fim de conhecer de perto os avanços ambientais implementados pela gestão local.
Como resultado imediato da reunião, foi definida a criação de um grupo técnico conjunto entre a ANAMMA e a CNBB para dar andamento às tratativas ligadas às mudanças climáticas e ao fortalecimento das ações ambientais nos municípios.
A iniciativa dialoga diretamente com a Campanha da Fraternidade de 2025, cujo tema é “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Inspirada nos 800 anos do “Cântico das Criaturas” de São Francisco de Assis e nos 10 anos da encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, a campanha convida a sociedade a refletir sobre a crise socioambiental, promovendo uma conversão ecológica e social que cuide da Casa Comum com justiça e solidariedade lembrando que todas as ações concretas acontecem nos municípios, onde a transformação realmente se efetiva.
Comentários