top of page
17-objetivos.jpg

Nossa presidência, tem atuado em conjunto com os estados, dando voz aos Diretores Regionais, fortalecendo a atuação da governança ambiental local, tendo estabelecido uma linha tênue com os ODS, o que nos levou a iniciar em janeiro deste ano o processo de análise dos temas propostos em nossos Webinares, a pensar e hoje a ter criado o Instituto Nacional Socioambiental de Educação – Instituto ANAMMA, estreitando os laços com a ONU e suas Agências.

A ANAMMA é signatária da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU e convida você a participar deste compromisso!

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável No Brasil 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Como as Nações Unidas apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Implementação da Agenda 2030 dos ODS/ONU 

O Brasil é um dos principais países signatários dos ODS/ONU, sendo importante que os municípios entendam essa Agenda e a insira em seus planejamentos, para isso, a ANAMMA disponibiliza sua equipe para apoiar nessa caminhada de fortalecimento do desenvolvimento sustentável local e regional.

Em ações locais ou regionais – consorciadas, a ANAMMA pode atender às necessidades institucionais de planejamento e permitir a adequação ao contexto econômico, social, cultural, ambiental e sustentável.

ods_banner.jpg

A ANAMMA pode cooperar na captação de recursos necessários ao desenvolvimento de projetos dos municípios atinentes ao meio ambiente; Difundir e incentivar a conscientização para o fortalecimento da política ambiental municipal; Propor medidas de aperfeiçoamento, atualização e eficiência dos mecanismos de defesa ambiental no âmbito dos municípios; Emitir estudos, pesquisas, projetos, pareceres, perícias e avaliações em geral, assessorias ou consultorias técnicas e/ou jurídicas.

 

Sendo possível, desenvolver projetos de inovação tecnológica ou técnica de trabalho técnico, científico e tecnológico, inovação/adaptação das soluções de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual, atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional.

 

Objetivando ainda, celebrar convênios, termos de parceria e de colaboração, entre outros, com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, visando o bom desempenho de suas atribuições.

Converse com a ANAMMA para estabelecer a Agenda 2030 dos ODS/ONU em seu município, envie um e-mail para:

imprensa@anamma.org.br / WhatsApp: 61.99824-8305

Cópia de Design sem nome (1).png

A ANAMMA - Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente - é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou vínculos partidários, representativa do poder municipal na área ambiental, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

 

Fundada em 1988, em Curitiba, a ANAMMA tem desenvolvido ações voltadas para o fortalecimento municipal, ocupando lugar de destaque, tendo ao longo dos anos, várias representações no Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama. Entidade precursora da grande evolução com o início da descentralização nos anos 90 com a criação, nas principais cidades brasileiras de secretarias municipais de meio ambiente.

 Objetivos 

Entre os nossos objetivos destacamos:

  • Desenvolver a cooperação e o intercâmbio permanente entre os municípios, visando à troca de opiniões técnicas e experiências profissionais.

  • Implementar e consignar a adesão dos municípios a Agenda 2030 dos ODS/ONU;

  • Realizar a formação continua dos gestores e demais atores envolvidos no protagonismo ambiental;

  • Treinar e formar Agentes Multiplicadores de Gestão Pública, Ambiental e que promovam a implementação da Agenda 2030 dos ODS/ONU;

  • Intensificar a participação dos municípios na definição e execução da política ambiental do país, integrando os Conselhos Estaduais de Meio Ambiente e o Conselho Nacional de Meio Ambiente - Conama.

  • Cooperar na captação de recursos necessários ao desenvolvimento pelos municípios de projetos atinentes ao meio ambiente.

  • Realizar congressos, encontros, simpósios, seminários, reuniões e cursos para estudo e debate de problemas vinculados aos seus objetivos.

content_f86949a7-cfbd-4da6-81f3-ef87211d5feb.jpg

Objetivando ainda, celebrar convênios, termos de parceria e de colaboração, entre outros, com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, visando o bom desempenho de suas atribuições e, especialmente contribuir com o Desenvolvimento Sustentável.

 

Conscientes de que o cenário de implementação dos ODS gera uma oportunidade única para se construir um novo modelo de desenvolvimento sustentável e que é possível proporcionar uma contribuição decisiva para acelerar a implantação das metas e objetivos assumidos, a ANAMMA oferece aos municípios a implementação da Agenda 2030 dos ODS/ONU, oportunizando palestras, treinamentos e acompanhamento para elaboração e demais procedimentos documentais para que seja oficializado a adesão e a governança seja signatária dos compromissos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o modelo para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todas e todos. Eles são um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade. Saiba mais e mobilize-se.

 

Hoje, pode-se dizer que a ANAMMA representa a mais ampla força de articulação do poder público municipal nas questões ambientais no Brasil.

Maçal .jpg

Mensagem do Presidente

A governança municipal é a responsável pelo planejamento e gestão das políticas públicas que podem garantir a qualidade de vida das futuras gerações, implementar os ODS é mudar a vida dos cidadãos.

 

A ANAMMA Nacional e toda a sua equipe segue engajada no apoio aos municípios, pois é nas cidades que as coisas acontecem, é oferecer instrumentos que contribuam nesse processo de mudança global, que começa pela ação local.

"A Agenda 2030 é a nossa Declaração Global de Interdependência."

António Guterres, Secretário Geral da ONU

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o modelo para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todas e todos. Eles são um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade. Saiba mais e mobilize-se.

 

Hoje, pode-se dizer que a ANAMMA representa a mais ampla força de articulação do poder público municipal nas questões ambientais no Brasil.

Seja um Município associado e saiba como podemos te ajudar na implementação dos ODS/ONU

Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades

Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos

Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos

Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*)

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 

(*) Reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] é o fórum internacional intergovernamental primário para negociar a resposta global à mudança do clima.

Contato

Marcelo Marcondes 

Diretor de Relações Internacionais

Reitor do Instituto ANAMMA

Telefone

(61) 99824-8305

bottom of page