Nossa presidência, tem atuado em conjunto com os estados, dando voz aos Diretores Regionais, fortalecendo a atuação da governança ambiental local, tendo estabelecido uma linha tênue com os ODS, o que nos levou a iniciar em janeiro deste ano o processo de análise dos temas propostos em nossos Webinares, a pensar e hoje a ter criado o Instituto Nacional Socioambiental de Educação – Instituto ANAMMA, estreitando os laços com a ONU e suas Agências.
A ANAMMA é signatária da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU e convida você a participar deste compromisso!
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável No Brasil
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Como as Nações Unidas apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.
Implementação da Agenda 2030 dos ODS/ONU
O Brasil é um dos principais países signatários dos ODS/ONU, sendo importante que os municípios entendam essa Agenda e a insira em seus planejamentos, para isso, a ANAMMA disponibiliza sua equipe para apoiar nessa caminhada de fortalecimento do desenvolvimento sustentável local e regional.
Em ações locais ou regionais – consorciadas, a ANAMMA pode atender às necessidades institucionais de planejamento e permitir a adequação ao contexto econômico, social, cultural, ambiental e sustentável.
A ANAMMA pode cooperar na captação de recursos necessários ao desenvolvimento de projetos dos municípios atinentes ao meio ambiente; Difundir e incentivar a conscientização para o fortalecimento da política ambiental municipal; Propor medidas de aperfeiçoamento, atualização e eficiência dos mecanismos de defesa ambiental no âmbito dos municípios; Emitir estudos, pesquisas, projetos, pareceres, perícias e avaliações em geral, assessorias ou consultorias técnicas e/ou jurídicas.
Sendo possível, desenvolver projetos de inovação tecnológica ou técnica de trabalho técnico, científico e tecnológico, inovação/adaptação das soluções de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual, atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional.
Objetivando ainda, celebrar convênios, termos de parceria e de colaboração, entre outros, com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, visando o bom desempenho de suas atribuições.
Converse com a ANAMMA para estabelecer a Agenda 2030 dos ODS/ONU em seu município, envie um e-mail para:
imprensa@anamma.org.br / WhatsApp: 61.99824-8305
A ANAMMA - Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente - é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou vínculos partidários, representativa do poder municipal na área ambiental, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Fundada em 1988, em Curitiba, a ANAMMA tem desenvolvido ações voltadas para o fortalecimento municipal, ocupando lugar de destaque, tendo ao longo dos anos, várias representações no Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama. Entidade precursora da grande evolução com o início da descentralização nos anos 90 com a criação, nas principais cidades brasileiras de secretarias municipais de meio ambiente.
Objetivos
Entre os nossos objetivos destacamos:
-
Desenvolver a cooperação e o intercâmbio permanente entre os municípios, visando à troca de opiniões técnicas e experiências profissionais.
-
Implementar e consignar a adesão dos municípios a Agenda 2030 dos ODS/ONU;
-
Realizar a formação continua dos gestores e demais atores envolvidos no protagonismo ambiental;
-
Treinar e formar Agentes Multiplicadores de Gestão Pública, Ambiental e que promovam a implementação da Agenda 2030 dos ODS/ONU;
-
Intensificar a participação dos municípios na definição e execução da política ambiental do país, integrando os Conselhos Estaduais de Meio Ambiente e o Conselho Nacional de Meio Ambiente - Conama.
-
Cooperar na captação de recursos necessários ao desenvolvimento pelos municípios de projetos atinentes ao meio ambiente.
-
Realizar congressos, encontros, simpósios, seminários, reuniões e cursos para estudo e debate de problemas vinculados aos seus objetivos.
Objetivando ainda, celebrar convênios, termos de parceria e de colaboração, entre outros, com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, visando o bom desempenho de suas atribuições e, especialmente contribuir com o Desenvolvimento Sustentável.
Conscientes de que o cenário de implementação dos ODS gera uma oportunidade única para se construir um novo modelo de desenvolvimento sustentável e que é possível proporcionar uma contribuição decisiva para acelerar a implantação das metas e objetivos assumidos, a ANAMMA oferece aos municípios a implementação da Agenda 2030 dos ODS/ONU, oportunizando palestras, treinamentos e acompanhamento para elaboração e demais procedimentos documentais para que seja oficializado a adesão e a governança seja signatária dos compromissos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o modelo para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todas e todos. Eles são um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade. Saiba mais e mobilize-se.
Hoje, pode-se dizer que a ANAMMA representa a mais ampla força de articulação do poder público municipal nas questões ambientais no Brasil.
Mensagem do Presidente
A governança municipal é a responsável pelo planejamento e gestão das políticas públicas que podem garantir a qualidade de vida das futuras gerações, implementar os ODS é mudar a vida dos cidadãos.
A ANAMMA Nacional e toda a sua equipe segue engajada no apoio aos municípios, pois é nas cidades que as coisas acontecem, é oferecer instrumentos que contribuam nesse processo de mudança global, que começa pela ação local.
"A Agenda 2030 é a nossa Declaração Global de Interdependência."
António Guterres, Secretário Geral da ONU
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o modelo para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todas e todos. Eles são um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade. Saiba mais e mobilize-se.
Hoje, pode-se dizer que a ANAMMA representa a mais ampla força de articulação do poder público municipal nas questões ambientais no Brasil.
Seja um Município associado e saiba como podemos te ajudar na implementação dos ODS/ONU
Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos
Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos
Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*)
Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
(*) Reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] é o fórum internacional intergovernamental primário para negociar a resposta global à mudança do clima.
Contato
Marcelo Marcondes
Diretor de Relações Internacionais
Reitor do Instituto ANAMMA
Comunicação
Telefone
(61) 99824-8305