top of page
Âncora 2
Story instagram  Inscrições Abertas Curso_Andréa_ S  (Post para Twitter) (5).png

A ANAMMA - Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente tem grande responsabilidade na construção de Cidades Sustentáveis, na garantia do meio ambiente equilibrado e na qualidade de vida das pessoas.

 

O Instituto ANAMMA tem a missão de capacitar os gestores ambientais no fortalecimento institucional dos Municípios.

Atuando desde 1998, alcançamos um robusto sistema de apoio e consolidação de gestão ambiental local em nosso país.

Nosso objetivo

 

É fazer crescer cada vez mais o nosso projeto ambicioso de transformação socioambiental, na conscientização de que todos os cidadãos têm sua corresponsabilidade quantos aos bens que lhe são mais imprescindíveis a sua vida e bem-estar, o que nos exige virtudes nobres como determinação, coragem, consistência e dedicação diárias.

 

Depois de oferecer o Curso de Licenciamento Ambiental - módulo Estado de São Paulo, abrimos a oportunidade para os municípios brasileiros terem a oportunidade de demandar a equipe do Instituto ANAMMA um curso direcionado  ao seu município (módulo in company)

 

O Curso de Licenciamento Ambiental tem por escopo capacitar, elucidar e trocar experiências práticas para a eficiência e eficácia do licenciamento ambiental nos municípios brasileiros!

Cópia de conama (8).png

Marçal Cavalcanti

Presidente da

ANAMMA

Cópia de conama (9).png

Andréa Struchel

Diretora Jurídica da

ANAMMA

Cópia de conama (7).png

Marcelo Marcondes

Reitor do Instituto ANAMMA

Licenciamento Ambiental Municipal
Story instagram  Inscrições Abertas Curso_Andréa_ S  (Post para Twitter) (6).png

O licenciamento ambiental é um procedimento composto por atos encadeados visando um fim, exercido exclusivamente pelo Poder Executivo, com base na regra da reserva da Administração. Em nível local, pode ser conduzido pela Prefeitura, por meio de sua secretaria ou órgão ambiental correlato, ou por meio de consórcios públicos, em que abrange dois ou mais municípios.

 

Trata-se, portanto, de serviço público, prestado pelos órgãos públicos e seus agentes, tendo por base a supremacia do interesse público sobre o particular, remunerado mediante taxa, uma vez que decorre do poder de polícia estatal.

O licenciamento ambiental visa garantir que as medidas eminentemente preventivas e de controle adotadas em uma obra, empreendimento ou atividade sejam compatíveis com o desenvolvimento sustentável, garantindo, desse modo, a preservação da qualidade ambiental e, no caso do licenciamento ambiental municipal, aduz-se o olhar local, onde as pessoas vivem, labutam e convivem.

Adquirir conhecimentos gerais e específicos  para análise e condução do processo de licenciamento no âmbito local, por meio de um conjunto de informações necessárias para sua estruturação, conhecimentos técnicos, metodológicos e de instrumentos legais, com enfoque no controle ambiental, por meio do licenciamento e fiscalização de atividades, obras e  empreendimentos de impacto local. 

Contato

Marcelo Marcondes 

Diretor de Relações Internacionais

Reitor do Instituto ANAMMA

Telefone

(61) 99824-8305

bottom of page