
Revista Científica de Governança e Direito Urbano Ambiental
Sobre a Revista
A Revista Científica de Governança e Direito Urbano Ambiental do Instituto Nacional Socioambiental de Educação (Instituto ANAMMA) de caráter acadêmico-científico, no formato eletrônico, com o viés de disseminar conhecimentos científicos, tecnológicos, de governança e direito urbano ambiental, oriundos de trabalhos de autores nacionais e internacionais, sejam estes na forma de artigos, ensaios, resenhas ou resumos expandidos, empíricos ou teóricos e que contribuam para a melhoria e desenvolvimento dos governos nacionais, subnacionais, locais, da sociedade e das organizações. Especialmente aqueles que desenvolvam as temáticas de:
Governança & Advocacy | Políticas Públicas | Floresta | Oceanos | Áreas Protegidas | Cases | Inovação | Tecnologia | Compliance | Direito | Urbanismo | Clima & Biodiversidade | Qualidade de Vida | Educação | Responsabilidade Socioambiental | Relações Internacionais
O periódico é uma revista semestral, tendo como finalidade socializar resultados e contribuições de pesquisas sobre práticas de Governança e Direito Urbano Ambiental, composta por cases. Os materiais não publicados serão alocados no Boletim do Instituto ANAMMA, contendo os respectivos resumos.
Submissões
Realize o seu cadastro clicando aqui, sendo procedimento obrigatório antes do envio para submissão de trabalhos.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
-
O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word.
-
URLs para as referências devem ser informadas quando possível.
-
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
-
URLs para as referências foram informadas quando possível.
-
O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
-
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Diretrizes para Autores
Para submeter um artigo ao periódico a Revista Científica de Governança e Direito Urbano Ambiental é necessário que o texto seja original, ou seja, o texto não pode ter sido submetido à outra forma de publicação. Todos os textos devem ser digitados em português (observando a orientação do resumo: Português, Inglês e Espanhol). O texto deverá ter no mínimo 10 páginas e não deverá ultrapassar o limite de 20 páginas. O arquivo com identificação do(s) autor(es) deve conter: título do artigo, nome do(s) autor(es), filiação institucional do(s) autor(es), e-mail do(s) autor(es ) e currículo resumido do(s) mesmo(s). Deve ser indicado se os meios de contato do(s) autor(es) podem ser publicados. Recomenda-se o uso das seguintes normas da ABNT: * Referências - Elaboração (NBR-6023); * Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520); * Numeração progressiva das seções de um documento escrito (NBR-6024); * Resumo - Apresentação (NBR 6028). Obs.: para apresentação de dados tabulares ver norma do IBGE. Utilize o template disponível nesta página para evitar inconsistências.
Artigos
Política padrão de seção
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Ao enviar o Artigo, o(s) autor(es) aceitam as condições de Direito Autoral, sem objeção ou quaisquer ônus.
Declaração de Direito Autoral
A Revista Científica de Governança e Direito Urbano Ambiental do Instituto Nacional Socioambiental de Educação (Instituto ANAMMA) se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos e demais trabalhos publicados na Revista Científica de Governança e Direito Urbano Ambiental do Instituto Nacional Socioambiental de Educação (Instituto ANAMMA) passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Revista Científica de Governança e Direito Urbano Ambiental do Instituto Nacional Socioambiental de Educação (Instituto ANAMMA).
A Revista Científica de Governança e Direito Urbano Ambiental do Instituto Nacional Socioambiental de Educação (Instituto ANAMMA) não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos artigos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Avaliação e Política de Plágios
Como resultado do processo de avaliação, os originais poderão ser: a) aceitos na íntegra, sem restrições, b) aceitos na íntegra, com algumas alterações, ou c) rejeitados. Quando houver necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, o Conselho Editorial se reserva o direito de realizar as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Após a devida avaliação do manuscrito pelos revisores, além seguir as sugestões dos pareceristas, é necessária a verificação de indícios de plágio através do Software CopySpider, disponível em http://www.copyspider.com.br/main/ , e nos envie o relatório que mostre que o artigo possui no máximo 3 % de similaridade com outros arquivos (e justificativa caso seja maior que 3%). Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme solicitação do Conselho.
Política de Plágios
A Revista Científica de Governança e Direito Urbano Ambiental possui política de plágio alinhada com as normas estabelecidas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (http: //www.cnpq.br/web/guest/diretrizes).
Os editores têm agido no sentido de impedir irregularidades e comportamento antiético na publicação de artigos, especialmente plágio, como segue:
1. Publicação e autoria:
No ato da submissão do artigo, o autor declara que todo o conteúdo é original e que não houve submissão do texto a outro periódico, em qualquer idioma.
2. Responsabilidades do autor:
É de responsabilidade do autor garantir que todas as informações e dados no artigo que está sendo submetido sejam autênticos.
É responsabilidade do autor informar aos editores dados incorretos ou informações enganosas.
3. Publicação de questões éticas
Quando a pesquisa envolver seres humanos de forma direta, é necessária a submissão para apreciação à Plataforma Brasil do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP.
O Conselho editorial é permanentemente orientado por estas diretrizes, a fim de que a conduta das/os editoras/es assegurem ética na publicação.
- Os textos são de responsabilidade exclusiva dos autores.
- As opiniões expressas nos artigos não correspondem à posiçào das instituições de afiliação dos mesmos.
- - As opiniões expressas nos artigos não correspondem à posição das instituições de afiliação dos mesmos.
Fale conosco: instituto@anamma.org.br
Contato e envio de arquivos:artigosinstituto@gmail.com
Equipe Editorial
Editor Científico
Marcelo Marcondes, Instituto ANAMMA, Brasil
Editor Gerente
Moacir Arruda, ANAMMA, Brasil
Revisores
Alessandro Zabotto, Instituto ANAMMA, Brasil
Ana Claudya Pires Marques, Instituto ANAMMA, Brasil
Andrea Struchel, ANAMMA, Brasil
Ricardo Ribeiro Haponiuk, Instituto ANAMMA, Brasil
Leandro Frota, FIURJ
Filipe Lobo Gomes, UFAL
Arte e Design
Victor P. de Sousa, ANAMMA, Brasil
Conselho Editorial
Andrea Struchel, ANAMMA, Brasil
Filipe Lobo Gomes, UFAL
Izabel Honorato, ANAMMA, Brasil
Leandro Frota, FIURJ
Marçal Cavalcanti, ANAMMA, Brasil
Marcelo Marcondes, Instituto ANAMMA, Brasil
Marinete Moreira, Instituto ANAMMA, Brasil
Mario Mantovani, ANAMMA, Brasil
Moacir Arruda, ANAMMA, Brasil
Pedro Lobo, ANAMMA Brasil
Ricardo Mendonça, UNIFATEA, Brasil
Victória María Camera, RAMCC, Argentina