46ª Assembleia da Assemae: cresce expectativa em Jaraguá do Sul

01.04.2016

Em contagem regressiva para receber a 46ª Assembleia Nacional da Assemae, o município de Jaraguá do Sul (SC) se destaca nacionalmente pelos investimentos direcionados ao saneamento básico, a exemplo da recente inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Luís, que vai tratar 80% dos esgotos gerados no local. Com a realização do evento entre os dias 16 a 19 de maio, a cidade reunirá os principais especialistas brasileiros do setor, permitindo a troca de experiência a favor da qualidade de vida da população.

 

 

Sob o tema central “Saneamento básico: um direito de todos”, a 46ª Assembleia Nacional pretende incentivar a agenda do saneamento como prioridade do país, garantindo a gestão eficiente, controle social e sustentabilidade dos serviços municipais. “Queremos apresentar alternativas para que os municípios avancem na gestão pública do saneamento e levem mais saúde a todos”, destaca o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij.


A programação do evento será marcada por painéis, palestras, apresentação de tecnologias, exposição de trabalhos técnicos e feira de saneamento básico, com 50 estandes. Além disso, os participantes terão a oportunidade de realizar visitas monitoradas à empresa WEG e à ETE São Luís. São esperados 2.500 participantes, entre gestores públicos, técnicos, ambientalistas, pesquisadores, lideranças de organizações não governamentais, empresários e profissionais do setor. As inscrições estão abertas pelo site www.assemae.org.br/assembleianacional, onde é possível acompanhar as novidades e acessar a programação do evento.   
     

Segundo o diretor-presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá e presidente da Assemae Regional de Santa Catarina, Ademir Izidoro, a escolha do município como sede do evento ocorreu após o compromisso da prefeitura de chegar a 80% de cobertura no tratamento de esgoto, o que passa a ser possível graças à ETE São Luís. “Estamos de braços abertos para receber os participantes da Assembleia, fomentando o debate e a construção de políticas públicas voltadas ao saneamento básico”, completa.


Para o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, é fundamental que a cidade mostre o que tem feito pelo saneamento básico e que essa preocupação com o bem estar da população possa ser reconhecida nacionalmente e sirva de exemplo a outros municípios. “Sabemos que a cada real investido em saneamento básico, se economizam quatro reais no gasto com saúde. Daí se demonstra a importância dos investimentos feitos até agora no tratamento de água e esgoto em nossa cidade”, destaca.


Conheça Jaraguá do Sul


Jaraguá do Sul tem um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais altos do Brasil, caracterizando-se como cidade multicultural de colonização europeia, localizada no norte de Santa Catarina. O município é a quinta maior economia catarinense e o terceiro núcleo industrial do estado.


É sede de grandes empresas dos setores metalmecânico, alimentício e confecções, conhecidas internacionalmente, além de contar com uma infinidade de segmentos que se desenvolveram como fornecedores ou clientes destas grandes marcas. Jaraguá também se destaca em atividades culturais, como o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), a Schützenfest (festa alemã) e o Festival de Formas Animadas.


O nome Jaraguá é de origem tupi-guarani e significa “Senhor do Vale”. O município possui rios e cachoeiras de água límpida e ar puro, harmonizando com o desenvolvimento econômico, tecnologia de ponta, e preservação da natureza. Este cenário tem como ingrediente enriquecedor a cultura presente na gastronomia, arquitetura e artesanato, fruto das etnias alemã, húngara e italiana, que concedem à cidade ares europeus. Limpeza, segurança e organização são pontos fortes característicos da colonização europeia.


 

Please reload

Em destaque

CORREDORES ECOLÓGICOS AGROFLORESTAIS DEVEM CONECTAR ÁREAS NATURAIS EM FOZ DO IGUAÇU E CÉU AZUL

November 26, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

Arquivo