top of page

25º Encontro da ANAMMA foi um sucesso!



Aconteceu na última semana em Mangaratiba o 25º Encontro de Municípios da ANAMMA, com 24 Estados presentes, com mais de 40 painéis e 72 palestrantes, o Congresso mostrou a força do ambientalismo municipal, com organização e eficiência nas agendas.


Thiago Pampolha, Vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro, enfatizou em sua que “quando nossos municípios se unem por um propósito comum, todo o estado se fortalece!” e ressaltou que a ANAMMA “é uma referência no Brasil, somando esforços para fazer a agenda ambiental avançar em seus municípios”. Entre os presentes, os sempre entusiasmados Prefeitos Alan Bombeiro (Mangaratiba/RJ) e Rubão (Itaguai/RJ), destacaram a importância deste Congresso que contou com representantes de todo o Brasil. Gestores, técnicos, parlamentares e pesquisadores.


Para o Presidente da ANAMMA Nacional – Marçal Cavalcanti (Secretário de Meio Ambiente de Pilar/AL), o congresso da ANAMMA “consolida a agenda municipalista ambiental do Brasil, unificando o ideal de desenvolvimento sustentável vivenciado diariamente pelos gestores”, Cavalcanti que se emocionou em sua fala, destaca que “ver tanta gente unida, de 24 Estados, mais o Distrito Federal, em um só evento, gera o sentimento de que é possível construir dias melhores para as futuras gerações”.


O evento corou o dinamismo do Vice-Presidente Nacional – Antonio Marcos Barreto (Secretário de Meio Ambiente de Itaguaí/RJ e Ex-Secretário de Meio Ambiente de Mangaratiba/RJ), que se dedicou incansavelmente na realização deste Congresso. Barreto acompanhou passo a passo, acolhendo todos os participantes em seu Estado, em sua casa, como bem referenciou. Antonio Marcos “esse evento foi um divisor de águas, marcando a história de todos os presentes, em informações, conhecimento, capacidade técnica e humano para cada palestra desenvolvida”, e finaliza com a sua simbólica frase “Vai Planeta!”.


Em seu primeiro painel, o evento discutiu os desafios dos municípios frente a COP-30 (que ocorre em Belém no próximo ano), sistematizando a agenda da ANAMMA, do Ministério do Meio Ambiente e do município anfitrião. Firmando naquele momento, o compromisso institucional de apoiar a COP-30. Esse painel contou com a presença do Presidente Nacional da ANAMMA - Marçal Cavalcanti; Antonio Marcos Barreto - Vice-Presidente da ANAMMA; Christiane Ferreira - Secretária de Meio Ambiente de Belém/PA; Marcelo Marcondes - Diretor Jurídico Nacional, de Mudança Climática, de Direito dos Animais e Assuntos Internacionais e Reitor do Instituto ANAMMA; Andrea Struchel - Diretora Jurídica da ANAMMA Maria Eduarda San Martin - Secretária de Meio Ambiente de Pindamonhangaba/SP; e André Andrade - MMA (Diretor do Departamento de apoio ao Conselho Nacional de Mudança Climática).


Marcela Moraes - Diretora do Departamento de Apoio ao Conama e ao Sisnama do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, trouxe em seu painel a temática da Cooperação federativa: Conselhos, Comissões Tripartites e Conferências de Meio Ambiente, já a ex-Presidente Nacional da ANAMMA - Dra. Berenice Domingues - Vice - Presidente Regional Centro-Oeste da ANAMMA e Diretora-Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB) de Campo Grande/MS e Mariana Massud - Diretora de Planejamento e Monitoramento (PLANURB), abordaram o painel “O Plano Diretor de Campo Grande: planejamento para o desenvolvimento sustentável”


Com o tema “Proposta de criação do Programa Cidades Verdes Resilientes”, Adalberto Maluf - Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, ampliou o debate para o fortalecimento dos municípios.


Em um momento de grande descontração, entretanto, com muita ludicidade, aconteceu o lançamento do Livro Meio Ambiente - de criança para criança, do autor infantil João Pedro de Mello e Dr. Leandro Eustáquio, da ANAMMA MG.


Envolvendo a academia, com tecnicidade, as pesquisadoras do Centro Universitário Teresa D´Ávila (UNIFATEA, Lorena/SP), Mariane Ponts e Emanuele Araújo, participaram do painel “Saneamento Ambiental: Gestão Municipal”, coordenado por Mario Mantovani - Diretor de Relações Institucionais da ANAMMA, tendo presentes, Ângelo Lima - Observatórios das Águas, Marcelo Manara - Presidente do CEIVAP, e Maria Eduarda San Martin – Presidente do Comitê de Bacias do Paraíba do Sul e Diretora Nacional de Comitês de Bacias da ANAMMA.


Em uma ampla pauta envolvendo toda proposta da Agenda 2030 dos ODS/ONU, o município de Nova Lima trouxe o tema da “Agricultura Urbana, agroecologia e fornecimento de alimentos sem agrotóxicos para merenda escolar de Nova Lima”, que foi apresentado por Gabriel Coutinho - Vice-Presidente Regional - Sudeste e Presidente da ANAMMA/MG, Secretário de Meio Ambiente de Nova Lima/MG. E ainda, os nossos amiguinhos menores não ficaram de fora, o causa animal foi debatida por Coutinho e Edson Lírio - Coordenador da Polícia Pública de Proteção, Bem-Estar Animal de Nova Lima/MG, discutindo a agenda de Políticas Públicas de Bem-Estar Animal.


O tema de licenciamento ambiental, saneamento, águas, gestão de resíduos sólidos e os consórcios públicos tiveram uma ampla discussão, contando com a presença de Dr. Sandro Costa - Promotor do Ministério Público de Sergipe; Fernando Tomaselli – Diretor Executivo Consórcio Intermunicipal Médio Vale do Itajai – CIMVI; Sandra Regina Batista – Gestora de serviços ambientais Consórcio Intermunicipal Médio Vale do Itajai – CIMVI; José Reis - Secretário Municipal de Meio Ambiente de BH; Pedro Franzoni - Diretor de Licenciamento Ambiental de BH; Dr. Talden Farias - Diretor Jurídico Nacional da ANAMMA; Dra. Andrea Struchel - Diretora Jurídica Nacional; Claudio Scalli, Diretor de Consórcios Públicos da ANAMMA Nacional e Secretário Executivo da Agência Ambiental do Vale do Paraíba; Allan Fontes - Conselheiro do CONAMA, Presidente da ANAMMA/SE e Secretário Adjunto de Meio Ambiente de Lagarto/SE; Edvaldo Ribeiro - Superintendente do Consensul/SE e Diretor Nacional da ANAMMA de Resíduos Sólidos e Saneamento básico; Dr. Rinaldo de Oliveira Calheiros, consultor técnico da área de Hidrologia da Synergia Socioambiental MSc. Breno Zylbersztajn, gerente executivo da AyTy – Tecnologias Ambientais.


Anestor Pedro Denoni - Diretor Nacional de Oceanos e Águas Continentais da ANAMMA Nacional e Superintendente de Meio Ambiente de Palhoça/SC; Jackson Lee Simas Vice-presidente da Fundação Cambirela do Meio Ambiente de Palhoça; Hélia Alice dos Santos - Conselheira Fiscal - PRO-CREP; e Andreza Ramos - Presidente PRO-CREP.


Resultando ao final do evento, com a assinatura do termo de cooperação entre a ANAMMA e Recicla Latas.


O meio ambiente como dimensão espacial dos municípios foi o tema exposto pelo Prof. Dr. Marcelo Motta de Freitas, da PUC-Rio, aproximando a academia da governança ambiental local.


Em dois momentos memoráveis, a Diretora Jurídica da ANAMMA Mulheres, corou o congresso com a certificação de mulheres que atuam na gestão pública, contando com uma palestra da Jussara Carvalho - Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL) – que mais cedo havia debatido a adaptação climática e municípios. Outro momento, foi o painel de Memórias Ambientais e Homenagens – coordenado por Mario Mantovani - Diretor Nacional de Relações Institucionais da ANAMMA e Luiz Soraggi - Secretário Executivo da ANAMMA Nacional, que relembraram ex-diretores e ex-presidentes, como Heloisa Dias, tendo ainda, a presença de Ana Borelli Sirkis - Editora TIX (que lançou o livro em memória de Alfredo Sirkis) e foi também, lembrando ao longo do evento.


Com a presença do Presidente Nacional da ANAMMA - Marçal Cavalcanti e de Antonio Marcos Barreto - Vice-Presidente Nacional da ANAMMA, Sérgio Coffoni da Colab ESG e Alessandro Zabotto - Instituto ANAMMA, aconteceu a Mesa Redonda: ESG para o setor público: Uma tendência em ascensão Práticas ESG para estados e municípios e o lançamento do Selo ANAMMA ESG (Selo de reconhecimento de práticas ESG para municípios), trazendo ao centro do evento, o Presidente Marçal convidou mulheres para compor o painel e o Secretário Executivo do MMA – Adalberto Maluf.


A gestão ambiental de arborização urbana e implantação de unidades protegidas, também foi discutida com a presença de Welison Silveira - Secretário Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa/PB. Presidente do CB-27, e Hélio Vanderlei - Subsecretário de Biodiversidade do município do Rio de Janeiro, com a temática da restauração florestal, os guardiões do Mangue associado à educação ambiental.


Entre os desafios das cidades, a mobilidade urbana sustentável, trouxe para debate a importância do uso de gás natural e biometano no transporte público e nas frotas municipais, com a Gabriel Kropsch - Presidente do Conselho de Energia e Transição Energética da ACRJ; João Araújo - Políticas Públicas de Sustentabilidade da Scania; e Giselia Pontes Seleri - Diretora Comercial da Naturgy Brasil.


Na gestão, as compras públicas também constaram na agenda, com o tema de Licitações Sustentáveis - Dr. Jefferson Monteiro - Advogado, trouxe as diretrizes da nova lei de licitações para o Congresso.


O congresso que foi todo planejado para cumprir a Agenda 2030 dos ODS/ONU, teve seu êxito alcançado, segundo o Reitor do Instituto ANAMMA – Marcelo Marcondes, “é mais do que um compromisso institucional, é uma agenda para a vida”, para Antonio Marcos Barreto – Vice-Presidente da ANAMMA Nacional, ao final do evento, ele define que é um sentimento de gratidão que invadiu o meu coração, é o maior evento já visto na defesa do meio ambiente”.


Para o Presidente Marçal Cavalcanti, é o momento de render homenagens aos presentes, e o ‘nosso compromisso é cuidar das futuras gerações, ampliando o debate, agora vamos ampliar o debate para o 26º Encontro da ANAMMA”.


Informações: imprensa@anamma.org.br

Últimas Notícias
bottom of page