top of page

MARCO HISTÓRICO: ANAMMA APROVA NOVO ESTATUTO POR UNANIMIDADE



Na manhã deste sábado (24 de abril), com a coordenação dos trabalhos pelo Presidente da ANAMMA NACIONAL – Marçal Cavalcanti (Secretário de Meio Ambiente de Pilar/AL), foi realizada a Assembleia Geral e Reunião Ordinária para deliberar o novo estatuto e assuntos como a organização administrativa, criação do Instituto Nacional Socioambiental de Educação da ANAMMA (INST/ANAMMA), planejamento, comunicação e outros informes.


O novo estatuto – que é um marco para a ANAMMA, atende o que existe de mais atual em nossa legislação, tendo o anterior sido aprovado em 1997, este novo estatuto amplia e atualiza de forma cristalina, eficaz e dentro dos princípios constitucionais o fortalecimento da governança ambiental municipal.


A Assembleia Geral contou com os Dirigentes Nacionais e Associados de diversos estados brasileiros, tendo a presença de Mario Mantovani – um dos fundadores da ANAMMA e entre as novidades, teve também a criação do Conselho de Ex-Dirigentes, que agora podem contribuir com as suas experiências junto a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente.


Este trabalho idealizado pelo Presidente Marçal, contou com o apoio de toda Direção Nacional e, de forma unanime, foi aprovado nessa data – que passa a ser histórica para causa ambiental brasileira. A concentração e revisão de todo este trabalho ficou a cargo da Dra. Patrícia Rasia – Diretora Jurídica da ANAMMA NACIONAL, contando com a revisão de Júlio Agapio da Silva e Vice-Presidente da Regional Sul - Udo Sarlet. Participaram ainda, deste processo de apoio revisional a Dra. Andrea Struchel - Vice-Presidente da ANAMMA/SP e Marcelo Marcondes – Diretor Nacional de Gestão Ambiental.


Emocionado, o Presidente Marçal fez questão de registrar os agradecimentos à toda Direção Nacional, especialmente a Dra. Patrícia pela dedicação. Para Marçal a aprovação do novo estatuto “fortalece o municipalismo brasileiro, em especial a proteção de nossa casa comum – que é a proteção do Planeta Terra, em um semana especial, como a cúpula de líderes pelo clima, dia da Terra, a ANAMMA entra como protagonista na defesa ambiental nacional”, finaliza dizendo, que “juntos podemos mais, o Brasil precisa fortalecer a sua atenção ambiental e podem contar comigo e com a ANAMMA”.


O Presidente de Honra – Rogério Menezes (Secretário do Verde de Campinas/SP), parabenizou o atual Presidente Marçal pela maestria que vem conduzindo a ANAMMA frente ao movimento ambientalista e estendeu a toda equipe de gestão ambiental e administrativa que vem fortalecendo a ANAMMA no cenário nacional, tornando a ANAMMA a maior referência em representatividade dos municípios na pauta do desenvolvimento sustentável e proteção ambiental.


Marcelo Marcondes abordou sobre toda a estruturação da Diretoria Nacional de Gestão Ambiental da ANAMMA que vem realizando na área institucional, formação e de comunicação, tendo os trabalhos a divisão em três eixos integrados, como: 1. Administração e Ações Institucionais; 2. Formação; 3. Centro de Comunicação e, todo este trabalho envolve Pedro Lobo da administração financeira e Izabel Honorato na Comunicação.


Todos os dirigentes contribuíram com suas expertises ao longo da reunião, como Edvaldo – ANAMMA/SE, que realizou reunião essa semana com 62 municípios para consolidar a participação na Assembleia Geral, Claudio Scalli – ANAMMA/SP que fortaleceu o diálogo estrutural, Luiz Soraggi – ANAMMA/RJ com o incentivo as novas propostas apresentadas, o Secretário de Meio Ambiente do Guarujá/SP - Sidney, reforçou a importância da participação no Forum Nacional de Resíduos Sólidos, já Schirlene destacou que Joinville/SC tem atuado para articular no fortalecimento da ANAMMA e Izabel Honorato divulgou dados importantes, como a expansão em todas redes de internet da ANAMMA.


Por Marcelo Marcondes - MTb 64747/SP

Fale com a gente: imprensa@anamma.org.br




Últimas Notícias
bottom of page