top of page

15º Encontro ANAMMA RJ



A ANAMMA Rio de Janeiro promoveu nos dias 24 e 25 passado o 15º Encontro Estadual dos municípios, com o tema deste ano “O Papel dos Municípios no Ambiente e na Sustentabilidade”, realizando palestras e debates, além da eleição da nova Direção Estadual.


O encontro que trouxe nesses dois dias a missão de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementar políticas ambientais que preservem os recursos naturais e melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, contou com a presença de inúmeros secretários municipais e representantes institucionais de forma a consolidar um diálogo positivo na construção de um canal o setor produtivo e promoção do intercâmbio de experiências entre os municípios acerca das questões ambientais. Abordando ainda, os desafios da Rio+30, da urgência de uma agenda positiva para o cumprimento dos ODS/ONU, do qual a ANAMMA é também, signatária.


A ANAMMA Nacional estava representada pelo Presidente Maçal Cavalcanti que ao longo encontro trouxe diversas colaborações e ainda, reforçou o protagonismo da ANAMMA frente a agenda ambiental urbana.


O Reitor do Instituto ANAMMA – Marcelo Marcondes, também presente, abordou a importância da capacitação, da formação continuada dos gestores e das equipes, fortalecendo a atuação local.


Entre os presentes, pela Direção Nacional estavam o Vice-Presidente, Antonio Marcos Barreto (Secretário de Meio Ambiente de Mangaratiba/RJ); Luiz Soraggi – Secretário Executivo da ANAMMA; Frederico Arthur Souza Leite (Secretário de Meio Ambiente de Itabirito/MG) – Vice-Presidente Regional Sudeste; Mário Mantovani (São Paulo) – Diretor de Relações Institucionais.


Prestigiando e palestrando, o secretário nacional de Qualidade Ambiental e Ambiente Urbano, André França, o secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Philipe Campello, a Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Estado, Ana Asti, o prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, o secretário de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro, Eduardo Cavalieri, a presidente da ANAMMA-RJ, Alice Hagge, o diretor jurídico do Iate Clube do Rio de Janeiro, Marcio Donnici, entre outros.


Para a eleição, os secretários presentes de forma unânime, reconduziram para presidente da ANAMMA-RJ, Alice Hagge (Secretária de Meio Ambiente de Areal/RJ), que vem desempenhando um importante papel na consolidação da agenda ambiental do estado do Rio de Janeiro.


Confira a nova diretoria:



Presidente: Alice Silva Pereira Hagge (Areal)

1º Vice-Presidente: Shayene Barreto (Itaguaí)

2º Vice-Presidente: André Dantas (Paty do Alferes)

Secretário Geral: Marcelo Assis (Duas Barras)


Vice-Presidente Regional RH-I Baía da Ilha Grande: Filiphe Mota (Angra dos Reis) Paraty e Angra dos Reis.


Vice-Presidente Regional RH-II Guandu: Meire Lucy (Japeri)

Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Paracambi, Queimados, Seropédica, Mangaratiba e Rio Claro.


Vice-Presidente Regional RH-III Médio Paraíba do Sul: Guilherme Guedes (Rio das Flores)

Itatiaia, Resende, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Valença, Rio das Flores, Mendes, Piraí, Barra do Piraí, Vassouras, Miguel Pereira, Paty do Alferes e Paraíba do Sul.


Vice-Presidente Regional RH-IV Piabanha: Laize Rafaelle Aguiar dos Santos (Sapucaia)

Areal, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro, Comendador Levy Gasparian, Teresópolis, Carmo, Petrópolis e Três Rios.


Vice-Presidente Regional RH-V Baía de Guanabara (Leste): Rafael Roberterson (Niterói) Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Tanguá, Guapimirim, Maricá, Cachoeiras de Macacu


Vice-Presidente Regional RH-V Baía de Guanabara (Oeste): Dean Senra (Nilópolis)

Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçú, Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti, Magé


Vice-Presidente Regional RH-VI Lagos São João: Jorge Oliveira (Arraial do Cabo)

Silva Jardim, Araruama, Cabo Frio, Armação de Búzios, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo. Vice-Presidente Regional RH-VII Rio Dois Rios: Regina Monnerat (Bom Jardim) Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Cantagalo, São Sebastião do Alto, Itaocara, Nova Friburgo, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, São Fidélis.


Vice-Presidente Regional RH- VIII Macaé e Rio das Ostras: Juninho Luna(Macaé)

Macaé, Carapebus, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras.


Vice-Presidente Regional RH- IX Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana: Marcela Toledo (São João da Barra)

Quissamã, São João da Barra, Cardoso Moreira, Italva, Cambuci, Itaperuna, São José de Ubá, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Natividade, Miracena, Laje do Muriaé, Bom Jesus do Itabapoana, São Francisco do Itabapoana, Porciúncula e Varre-Sai e Campos dos Goytacazes.

Últimas Notícias
bottom of page