Nova presidente do Ibama recebe Anamma
A nova presidente do Ibama Dra. Suely Araújo recebeu em audiência o presidente da Anamma Rogério Menezes após a reunião do Conama no último dia 13, assim como o diretor da SOS Mata Atlântica Mário Mantovani.
Na oportunidade debateram o necessário financiamento dos órgãos gestores municipais de meio ambiente com destaque para o TCFA- Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental com previsão legal de partilha com Estados e municípios.
Rogério Menezes solicitou que seja disponibilizado aos municípios na Internet as informações do cadastro Ibama de atividades poluidoras por município para que saibam o valor pago por empresas de cada cidade. "A parceria Ibama, Estados e municípios pode ampliar a base de arrecadação e beneficiar os órgãos gestores nas três esferas de governo", disse Rogério Menezes. A Anamma e a Abema pretendem propor ao Ministro Zequinha Sarney de forma conjunta soluções definitivas para além da TCFA com vistas ao adequado financiamento dos órgãos gestores municipais de meio ambiente.