top of page

Ministro defende política de resíduos sólidos


Na abertura da Waste Expo Brasil 2017, Sarney Filho afirma que municípios devem participar da revisão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, determinou que os municípios participem ativamente das discussões que vão definir a revisão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O anúncio foi feito durante a abertura da Feira Waste Expo Brasil 2017, único evento comercial voltado à promoção da gestão dos resíduos sólidos, que teve início na tarde desta terça-feira (21/11), em São Paulo, e prossegue até a quinta-feira (23/11).

“Queremos uma atenção especial aos municípios, e aos estados também, e a oportunidade de que eles elaborem também essa revisão. Os municípios são os primeiros a receber todos os impactos do Plano”, afirmou Sarney Filho. A lei determina que a revisão seja feita a cada cinco anos. A previsão é de que o trabalho esteja pronto até outubro de 2018.

Segundo ele, o Brasil dispõe de uma legislação avançada na área. “Mas há desafios a superar para atingir o consumo consciente, tratar da disposição adequada dos rejeitos, fazer cumprir a logística reversa e dar destinação aos resíduos que podem ser reaproveitados por reuso ou reciclagem”, completou.

Sarney Filho destacou a publicação do Decreto nº 9.177, de 24 de outubro de 2017, que garante isonomia entre fabricantes, importadores e comerciantes de produtos objeto de sistemas de logística reversa obrigatória no cumprimento da PNRS. “Até agora, os setores comprometidos com a logística reversa assumiam um ônus desigual. Essa medida traz responsabilidade para todos os atores da cadeia e não apenas aqueles que assinam os acordos setoriais”, explicou.

O ministro também anunciou a retomada do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC). A primeira reunião da instância está prevista para acontecer ainda este mês. Para Sarney Filho, o espaço é muito importante para a manifestação e tomada de decisões do segmento dos catadores, atores que reforçam a reutilização e a reciclagem dos resíduos.

Participaram da mesa de abertura da Waste Expo o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, Carlos Gomes (PRB/RS); o secretário estadual de Meio Ambiente de São Paulo, Maurício Brusadin; o representante do Banco Mundial no Brasil, Hugo Flores; o presidente da Associação Nacional dos Órgãos Gestores Municipais de Meio Ambiente (Anama), Rogério Menezes; o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo de Castro; o coordenador Geral dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), André Fraga; e o ministro para Assuntos Econômicos e Temas Globais da Embaixada da Alemanha, Rainer Münzel.

CONFERÊNCIA DO CLIMA

Na ocasião, Sarney Filho fez um balanço da atuação do governo federal durante a Conferência do Clima, em Bonn, na Alemanha, destacando a queda no índice de desmatamento na Amazônia.

“Mostramos os indiscutíveis avanços que o Brasil vem apresentando na política ambiental, como a redução em 16% do desmatamento da Amazônia, no último ano, a criação e ampliação de unidades de conservação e o desenvolvimento de alternativas sustentáveis para a valorização da floresta em pé. Apresentamos ainda instrumentos de gestão poderosos e inovadores, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor)”, afirmou.

O ministro falou sobre anúncios do governo federal durante o evento com o a queda nas taxas de desmatamento do último ano também em unidades de conservação federais, que apontam uma redução global de 28%. “A queda chegou a alcançar 65%, na área mais crítica da Amazônia – a Floresta Nacional do Jamanxim”, disse.

A assinatura do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg) e a elaboração de um Projeto de Lei, em parceria com o ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estabelecendo uma nova política nacional de biocombustíveis, RenovaBio, também foram citadas.

O Brasil se candidatou para receber a COP 25, em 2019, que deverá ser sediada em país da América Latina ou do Caribe. “Temos um longo histórico de importantes encontros internacionais e pretendemos manter esta tradição”, finalizou Sarney Filho.

FÓRUM

Paralelamente à Feira, acontece o Fórum Internacional sobre Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, com a participação do Ministério do Meio Ambiente. Nesta terça-feira (22/11), o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SRHQ) do MMA, Jair Tannus Júnior, participa do painel “Aspectos Financeiros e Técnicos para Implantação e Manutenção de um Plano Municipal de Resíduos Sólidos”.

Na quinta (23), a analista Sabrina Andrade, também da SRQH, mediará o painel “Acordos Setoriais, Avanços na Logística Reversa e Economia Circular como Oportunidade para Melhorar a Gestão de Resíduos”.

“A nossa Lei de Resíduos Sólidos é muito avançada e trouxe conquistas, mas precisa de aperfeiçoamentos. E isso também será discutido nesse evento, que permite o intercâmbio de experiências brasileiras e de vários países representados aqui”, Jair Tannus.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) (61) 2028-1227/ 1311/ 1437 imprensa@mma.gov.br

Últimas Notícias
bottom of page