top of page

Programa Minha Árvore da Prefeitura Municipal de Campina Grande inova com Projeto inédito de Arbori

A secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Campina Grande na Paraíba está comemorando um desempenho considerável da sua Coordenadoria do Meio Ambiente, através da emissão das Licenças ambientais, o que possibilitou um acréscimo razoável nos recursos destinados ao Fundo Municipal do Meio Ambiente – FMMA do município. Com estes recursos a secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente adquiriu dois caminhões pipas para a aguação das árvores da cidade e outros cincos caminhões, também com recursos próprios, oriundos do fundo, para o programa ambiental dos Serviços de Poda nos diversos bairros da cidade.


Além do mais, esses recursos permitiram a aquisição de outros equipamentos para utilização nos diversos Programas de Arborização, como é o caso do Programa Minha Árvore, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Educação do Município e que estimula os alunos da rede municipal a plantar mudas nas ruas em que moram e nas escolas, além de toda a vizinhança dos bairros, sempre com a Supervisão de Técnicos da SESUMA.


O principal objetivo do Programa Minha Árvore é aumentar a cobertura vegetal do município, consistindo também, na distribuição de mudas e plantio com os moradores, de forma que a própria população possa se responsabilizar pela implantação das novas espécies de árvores, mudando completamente a paisagem urbana, colocando Campina Grande entre as cidades mais verdes do PAÍS.


O Programa é auto sustentável, devido às próprias ações e ferramentas que são utilizadas no mesmo, serem provenientes de mecanismos do próprio órgão gestor com a equipe de funcionários e outros meios inovadores. Como exemplo, podemos citar as confecções das grades de proteção das árvores plantadas, que são da marcenaria da Prefeitura como também, grande parte da madeira utilizada naquelas são de paletes doadas de algumas empresas e a outra parte é juntamente com as compensações ambientais.


Os serviços de aguação com os carros pipas, as mudas produzidas no viveiro municipal além das diversas mudas adquiridas através das compensações ambientais e multas. Também contribuem para a sustentabilidade do Programa. Atualmente mais de cinquenta escolas já foram atendidas e todos os bairros estão sendo contemplados. Os moradores que desejam plantio em suas residências, apenas com um telefonema o pedido é atendido, pois diariamente a equipe se desloca para executar serviços de plantio. Os alunos que plantam, também recebem um Certificado Amigo do Meio Ambiente do prefeito municipal Romero Rodrigues.


Nas ações de mobilização e educação ambiental já foram contempladas mais de 33.000 (trinta e três mil) mudas nesses quatro anos de implantação do mesmo.


Outra medida tomada por parte da Secretaria foi a revisão das licenças ambientais dos loteamentos irregulares, ou seja, quando da regularização daqueles, os responsáveis causadores pela degradação ambiental e pelo não cumprimento dos requisitos ambientais e outros do parcelamento do solo vigentes, tiveram que executar ações compensatórias, como doação e plantio de mudas de árvores, além de outras que contribuíram para incentivar e ampliar alguns programas ambientais que estão obtendo êxito junto aos instrumentos de gestão ambiental do município.


Lançamento Programa Minha Árvore - Parque da Criança 2014


Últimas Notícias
bottom of page