top of page

ANAMMA e Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS) iniciam parceria


Marcelo Marcondes, Reitor do Instituto ANAMMA participou de um importante encontro com a equipe do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS), que é uma plataforma colaborativa de mapeamento e divulgação de soluções urbanas inovadoras contextualizadas ao território nacional por meio da sistematização e estruturação de casos de referência e soluções, bem como de informações geográficas.


A reunião foi coordenada por Mirian, que reforçou a definição de cidades sustentáveis, do ponto de vista do OICS, que passa, necessariamente, por soluções de CTI (Ciência, Tecnologia e Informação) que sejam capazes de endereçar, simultaneamente, os desafios ambientais, sociais e econômicos, atuais e futuros, de forma sustentável.


Marcondes que é especialista em ODS/ONU e implementação de projetos que envolvem a transferência de tecnologia e conhecimento, gestão de cidades sustentáveis, destacou que o início dessa nova parceria será um mecanismo de apoio aos municípios, em especial aos municípios associados a ANAMMA, garantindo a formação, troca de conhecimento e boa governança aos entes federados.


Marçal Cavalcanti – Presidente da ANAMMA, destaca que a ANAMMA fortalece o seu principalmente objetivo de subsidiar os municípios ao avançar nesse diálogo, garantindo melhor aplicabilidade das políticas públicas com maior eficiência.


Presentes na reunião, Miriam Licnerski, Greice Silva e Ana Lucia Moreira, o encontro se deu com uma entrevista com o Reitor Marcelo, foi apresentada toda plataforma e a dinâmica do projeto – que é coordenado por Raiza Gomes Fraga, com o apoio do Instituto Ventre na pessoa do Professor Tainá Labrea que viabilizou firmar a parceria com o Instituto ANAMMA e com a ANAMMA através do Presidente Marçal.


Miriam destaca que objetivo é articular gestores públicos, sociedade civil, empresas e academia em prol da agenda urbana, cocriando alternativas para a transição de nossas cidades rumo à sustentabilidade.


Tainá reforça que o projeto envolve ações de pesquisa e inovação, incluindo o desenvolvimento, a aplicação e a transferência de tecnologia e conhecimento, para promover a melhoria da qualidade de vida nas cidades e a resolução dos problemas associados aos desafios mencionados, tendo como foco de atuação a cidade ou o contexto local, embora de forma sistêmica, ou seja, considerando as relações da cidade com o município, a região, o país e o planeta.


Ao final, foi definido que será firmado um termo de cooperação técnica, seguido de um Webinar de apresentação e outras ações.

コメント


Últimas Notícias
bottom of page