top of page

ANAMMA NO CONAMA


Aconteceu na última quarta-feira (16/08), a Plenária do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, com a abertura realizada pela Ministra Marina Silva e os trabalhos dirigidos pelo Secretário Executivo do MMA - João Paulo Capobianco e a Diretora do D/SISNAMA – Marcela Moraes, contando com a presença do Presidente do IBAMA – Rodrigo Agostinho.


O encontro reuniu representantes de cinco setores, como órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e entidades ambientalistas.


Presentes pela ANAMMA Nacional, os Conselheiros: Marçal Cavalcanti; Antonio Marcos Barreto; Rogério Menezes; Marcelo Marcondes; Pedro Lobo; Mario Mantovani, Fernanda Brocca, Antonio Stroski, Gabriel Coutinho, Allan Marques e do Secretário Executivo – Luiz Soraggi.


Entre os itens de pauta, a ANAMMA defendeu fortemente a aprovação do Regimento Interno – dando voz a sociedade, extirpando o retrocesso gerado no último governo, o financiamento de ações aos municípios e o bem-estar animal.


No destaque, foi a volta do Regimento Interno com ampla participação popular, câmaras técnicas fortalecidas e a regulação das eleições de organizações ambientalistas, como a Câmara de Bem-estar Animal, na oportunidade o Reitor do Instituto ANAMMA – Marcelo Marcondes, ocupou a tribuna para dizer que todos os animais devem ser tratados com o devido cuidado, não há separação, são seres sencientes e não devem ser “jogados ou amontoados” como ocorrem casos divulgados diretamente na mídia, para Marcondes, “o bem-estar animal é inegociável”.


O Presidente da ANAMMA/SP - Rogério Menezes, Secretário do Verde e Meio Ambiente de Campinas/SP, defendeu na reunião do CONSELHO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE - CONAMA, o fortalecimento do SISNAMA, trazendo na tribuna a necessidade de uma melhor gestão aos municípios, que por vezes carecem de suporte dos Governos (Estadual e Federal).


O Vice-presidente da ANAMMA NACIONAL - Antonio Marcos Barreto, Conselheiro do CONAMA e atual Secretário de Meio Ambiente de Itaguaí/RJ, defendeu na tribuna do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente, a importância do Financiamento Ambiental para os Municípios, entendendo a necessidade de fortalecer o protagonismo ambiental local.


Antonio, destacou que este é o momento de estabelecer tais diretrizes, considerando que com a Reforma Tributária e os desafios do Licenciamento Ambiental, os municípios precisam ter o seu respeito e espaço para o desenvolvimento sustentável local.


Por fim, O Presidente da ANAMMA NACIONAL - Marçal Cavalcanti, Conselheiro Titular e Secretário de Meio Ambiente de Pilar/AL, defendeu a convergência entre os segmentos representativos do CONAMA, Cavalcanti que já havia pedido aos Conselheiros que aprovassem o novo Regimento Interno, reforçou que a medida foi discutida no CIPAM, tendo o Presidente Marçal e o Reitor do Instituto ANAMMA - Marcelo Marcondes, como representantes, foi endossada em plenário e teve sua aprovação por unanimidade.


Marçal, deu ênfase em sua fala para o cuidado com os municípios, ele que é Secretário de Meio Ambiente do Pilar/AL, citou o total apoio do Prefeito Renato Filho, que endossa toda agenda ambiental, apoiando a ANAMMA e tendo como visão que é necessária uma convergência entre os poderes.


Renato Filho, como Prefeito Municipal do Pilar, compreende o papel fundamental da ANAMMA nesse processo e apoia a gestão do Presidente Marçal, que por sua vez, cumpre o seu dever de atuar na retomada do fortalecimento da governança ambiental, em especial neste momento que urge por medidas unificadas entre os poderes constituídos, sociedade civil e os entes federados.


Por Marcelo Marcondes MTB 64747/SP.

Comentários


Últimas Notícias
bottom of page