top of page

ANAMMA presente na Posse da Secretária de Meio Ambiente de São Paulo




Na última semana, a ANAMMA Nacional e Seccional SP estiveram presentes na posse da nova titular da pasta estadual de Meio Ambiente, a Dra. Natalia Resende assumiu a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, com a presença do Governador Tarcísio de Freitas e diversas autoridades prestigiando este momento e principalmente conhecendo os objetivos da nova governança ambiental do estado.


Pela ANAMMA Nacional, o Presidente Marçal Cavalcanti acompanhou de forma online devido aos compromissos de agenda. Cavalcanti (Secretário de Meio Ambiente de Pilar/AL) destacou o compromisso do Governo ao manter na estrutura a nomenclatura inicial como “Meio Ambiente” – o que era um pedido da ANAMMA-SP e dos municípios do estado, além de ver a tecnicidade como ponto forte da nova liderança.


Entre os presentes, o Reitor do Instituto ANAMMA – Marcelo Marcondes, que vem atuando junto a nova Secretária para que a Educação Ambiental, Capacitação e formação; Recriação dos Institutos; e outros temas que detenham um ponto forte em sua gestão. Marcondes que na Seccional-SP tem a missão de dialogar sobre comunidades tradicionais e povos originários, ampliando agendas.


Pela ANAMMA/SP, estiveram presentes Dra. Andrea Struchel (Diretora Jurídica) – representando o Presidente Estadual – Rogério Menezes (Secretário do Verde de Campinas/SP); Geraldo Nalom e Luciano Dalto (Pedreira/SP), Marcelo Manara (São José dos Campos/SP); entre outros inúmeros secretários e gestores ambientais.


Natalia trouxe em sua fala a importância da sustentabilidade, do planejamento, a transparência e o compliance que irão nortear as ações da pasta. “A estrutura que montamos observa a lógica e a racionalidade de cada área, primando pelo respeito e integração harmônica entre os temas. Todos os nossos projetos possuem um fio em comum, a sustentabilidade, que estará sempre presente e interligará nossos programas. Com compromisso, levaremos o melhor serviço à toda população”, afirmou.


Conforme destaca a SEMIL, o Govenador Tarcísio destacou a transversalidade das agendas de meio ambiente, infraestrutura e logística, que, pautadas pela sustentabilidade, permitirão, segundo ele, ganhos ambientais importantes como a redução das emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE). “Teremos parcerias com instituições que trarão a lógica da repercussão climática para que os nossos projetos já se iniciem com a certificação ambiental. É nosso dever, ainda, concluir obras em andamento, preservar o legado recebido e avançar cada vez mais em novas tecnologias e investimentos”, destacou o governador. Tarcísio mencionou a importância de desenvolver ações voltadas para a transição energética, segurança hídrica e para a redução de perdas d´água, além do fomento à expansão da malha ferroviária.


Entre os programas prioritários citados pela Secretária, que serão divididos em 5 eixos (meio ambiente; recursos hídricos e saneamento básico; energia e mineração; logística e transportes; gestão e governança administrativa) estão a conclusão de obras; rodovias vicinais; hidrovia tietê-paraná; travessias litorâneas; segurança hídrica; saneamento; resíduos sólidos; São Paulo Verde; educação ambiental; sustentabilidade e mudança climática; comunidades tradicionais e povos originários; energia; mineração; parcerias com a iniciativa privada; e governança administrativa e gestão de riscos.


Natália também lembrou a importância de fortalecer as equipes técnicas e ouvir os servidores, os quais, “com muita dedicação e comprometimento, entregam todos os dias serviços de qualidade e projetos que fazem a diferença na vida das pessoas”. A Secretária afirmou que a nova gestão perseguirá o bem-estar dos colaboradores e, para isso, a SEMIL já iniciou uma pesquisa de clima organizacional, o estudo para disciplinamento do teletrabalho, bem como um plano de capacitação e valorização dos trabalhadores.

Últimas Notícias
bottom of page