top of page

Antônio Marcos assume a presidência nacional da ANAMMA




O Secretário de Meio Ambiente de Mangaratiba/RJ – Antônio Marcos Barreto, assumiu durante a realização da Plenária Nacional na última sexta (01) a Presidência da ANAMMA Nacional em virtude das férias do Presidente Marçal Cavalcanti (Secretário de Meio Ambiente de Pilar/AL).


A reunião plenária da Direção Nacional da ANAMMA Brasil foi realizada em Mangaratiba, no Estado do Rio de Janeiro, e a pauta do evento abordou a discussão sobre a Agenda Ambiental; o Instituto ANAMMA, Licenciamento Ambiental e assuntos institucionais.


Dra. Andrea Struchel (Campinas/SP) abordou o tema de licenciamento, apresentando os desafios e o caminhos do licenciamento ambiental municipal; Marcelo Marcondes realizou todo o cerimonial do evento e trouxe o lançamento do IIº FICS – Forum Internacional de Cidades Sustentáveis, Boletim Científico e dados da Comunicação da ANAMMA; já Mario Mantovani reforçou temas como a necessidade do planejamento institucional e ações de governança ambiental, houve ainda, a participação de secretários municipais presentes na discussão da agenda ambiental.


A Plenária foi híbrida - com a presença de Presidentes da Seccionais de Rondônia (Fábio Porto) e São Paulo (Rogério Menezes), outros membros da ANAMMA e havia ainda, a presença significativa de gestores, técnicos e ambientalistas, entre os presentes na composição de abertura estavam o Secretário Executivo da ANAMMA – Luiz Soraggi; o Diretor Institucional - Mario Mantovani; o Reitor do Instituto ANAMMA – Marcelo Marcondes (Diretor de Relações Internacionais); a Diretora Jurídica – Dra. Andrea Struchel; a Vice-Presidente da ANAMMA/RJ – Shayene Barreto (representando a Presidente Alice Hagge); Geraldo Nalon – representando a ANAMMA/SP e membro da Direção Nacional; o Prefeito de Mangaratiba – Allan Bombeiro; Flávio Gonçalves – Subsecretário de Estado do Ambiente/RJ e Daniel Charlinton – Superintendente do IBAMA.


Quem é Antônio Marcos Barreto

É gestor ambiental pela UAM-SP (Anhembi Morumbi), pós-graduado em direito ambiental pela UCM-RJ (Universidade Cândido Mendes) e Mestre em ciências ambientais pela UVA-RJ (Universidade Veiga de Almeida).

Foi Vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Órgão ambiental Estadual do Tocantins.

Foi Presidente da ANAMMA-RJ por dois mandatos. 2015/2017 e 2019/2020.

Atual vice-presidente nacional da ANAMMA Brasil mandato 2022 a 2024.

Foi Subsecretário de Estado do Ambiente na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro.

Atual secretário de meio ambiente da prefeitura de MANGARATIBA

Últimas Notícias
bottom of page