top of page

Balanço da COP30





O Reitor do Instituto ANAMMA - Prof. Dr. Marcelo Marcondes (Presidente da ANAMMA/SP e Diretor Nacional Jurídico e de Mudanças Climáticas da ANAMMA Nacional), participou ao vivo da Rádio Pop FM - que pertence a Rede Aparecida de Comunicação para apresentar um balanço oficial da COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Belém do Pará.


Marcondes destacou os principais resultados das negociações multilaterais, com ênfase no papel institucional de articulação para o fortalecimento da Governança Local.


Destacando-se, o papel que os municípios devem assumir na agenda ambiental global:


1. Executores de ações climáticas: ao acessar parte dos novos recursos para adaptação e conservação, podem implementar infraestrutura resiliente, restauração, corredores ecológicos e programas costeiros.


2. Agentes de governança multinível: devem ser integrados de forma formal nos processos de planejamento climático nacional e internacional, para garantir que as políticas globais se traduzam em ações locais.


3. Laboratórios de inovação: por meio do Instituto ANAMMA, os municípios podem testar e escalar soluções baseadas na natureza, tecnologia verde e educação ambiental.


4. Porta-vozes da participação social: podem mobilizar comunidades e movimentos locais para reforçar a justiça climática, consolidando o protagonismo das vozes marginalizadas.


5. Na articulação de redes municipais e estaduais por meio da ANAMMA, com novas parcerias internacionais para projetos de resiliência climática.


6. Financiamento climático: acesso a fundos para adaptação, restauração e infraestrutura verde, especialmente por meio de organismos multilaterais.


7. A elaboração de inventários de gases de efeito estufa (GEE) em escala municipal.


Durante a entrevista, Marcelo Marcondes também enfatizou o papel dos municípios brasileiros e a importância da qualificação técnica das gestões locais para implementar as ações previstas no Acordo de Paris e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando a Agenda Azul - cuidado com os Oceanos, a ENOP - Estratégia Nacional Oceano sem Plástico, bem como as SBN - Soluções Baseadas na Natureza.


A participação reforça o compromisso da ANAMMA e do Instituto ANAMMA com o fortalecimento das políticas climáticas e ambientais, levando informação qualificada à sociedade e promovendo a integração entre governos, academia e sociedade civil.



 
 
 

Comentários


Últimas Notícias
bottom of page