top of page

Culminância: Projeto Piloto: Equidade e o Meio Ambiente




A SYNERGIA Ambiental e ANAMMA Nacional escolheram a EMEF Professor Anísio Novaes (Aparecida/SP) para receber o projeto piloto “Equidade e o Meio Ambiente”, que abordou a temática de fortalecimento das políticas públicas ambientais com viés para o direito e a governança ambiental urbana, observando o cenário das agendas internacionais – como a Agenda 2030 dos ODS/ONU.


Desde o início do projeto, o Reitor do Instituto ANAMMA – Marcelo Marcondes (Relações Internacionais da ANAMMA), acompanha diretamente as ações.


Na última semana, durante a Mostra Pedagógica organizada pela rede municipal de ensino de Aparecida, as escolas locais expuseram os trabalhos dos alunos e na EMEF Professor Anísio Novaes, aconteceu a culminância deste importante projeto, que teve a coordenação da Professora Ana Claudya Pires Marques (4º ano C) e todo acompanhamento da equipe gestora, sob a supervisão da Diretora – Profª Andrea Lopes, Vice-Diretora Maria Auxiliadora e Coordenadora Pedagógica Elisabete Abreu.


Na ocasião, foram expostas maquetes, terrários e outras atividades desenvolvidas pelos alunos. Além da exibição de vídeos sobre a mata atlântica.


Durante a mostra, estiveram presentes a Secretária de Educação Adrielle Romain, Supervisora Fernanda, Diretora de Coordenação Ana Lúcia Sampaio.


Para o Presidente Marçal Cavalcanti, ações de educação ambiental fortalecem o processo de desenvolvimento sustentável que as governanças locais precisam para atingirem suas metas ambientais.


Foram realizados dois encontros, atendendo toda unidade escolar, a Synergia Ambiental doou o Conjunto para Coleta Seletiva e cestos com tampas para os banheiros. Marcelo trouxe o conceito de equidade em sua abordagem, conceituando em sua palestra o ciclo do lixo; a importância da reciclagem; o risco de enchentes gerados pelo descarte irregular de resíduos; o processo do plástico e o impacto para a fauna; biologia marinha.


Últimas Notícias
bottom of page