top of page

ENCONTRO ANAMMA & WBIO2022



Aconteceu na última semana na sede da SIMA – Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo o Encontro Internacional da ANAMMA & WBio2022, no evento representando a ANAMMA estavam o Presidente Nacional – Marçal Cavalcanti; Marcelo Marcondes – Diretor de Relações Internacionais e Reitor do Instituto ANAMMA; Dra. Andrea Struchel – Diretora Jurídica Nacional e Vice-Presidente da ANAMMA SP; e Mário Mantovani – Diretor de Relações Institucionais; além de secretários de municípios associados.


A abertura foi realizada pelo Eduardo Trani, Subsecretário de Meio Ambiente, seguido da Sra. Patricia Iglecias, Presidente da CETESB e Chefe da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo – USP e do Presidente da ANAMMA BRASIL - Marçal Cavalcanti. Com a presença de atores internacionais, houve a assinatura pelo Presidente Marçal e pelo Diretor Marcelo Marcondes da Declaração de Edimburgo – que foi recebida pelo Sr. Oliver Hillel, Secretário da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD).


Marçal assumiu o compromisso de captação de novas adesões da Declaração de Edimburgo via Diretoria de Relações Internacionais e que ficará disponível no site da ANAMMA para acesso dos municípios associados.


Neste encontro, Marçal ainda, anunciou o lançamento do 2º FICS - Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis, este em continuidade e fortalecimento das ações do Encontro WBio2022 e da CBD. Já o Reitor do Instituto ANAMMA – Marcelo, lançou a revista cientifica, que promoverá a produção acadêmica e cientifica de artigos sobre governança ambiental.


As ações do II FICS ficarão a cargo da Diretoria de Relações Internacionais – com Marcelo Marcondes do Diretor de Gestão Ambiental – Pedro Lobo e da SIMA com o Assessor de Assuntos Internacionais – Paul Dale (mobilizador do Encontro ANAMMA & WBio2022), além da continuidade da RAMCC – Rede Argentina frente as mudanças Climáticas.


O WBio2022 possibilitou identificar iniciativas transformadoras de governança em biodiversidade de governos locais e subnacionais focando cinco temas estruturais iniciais (Governança, Cidades, Serviços Ecossistêmicos, Áreas protegidas e Ciência) – permitindo o conhecimento de diversificadas ações locais e/ou subnacionais que podem ser emuladas para o futuro desenvolvimento de projetos em diferentes regiões do planeta, reforçando o conceito de agir localmente, e pensar globalmente.


Moacir Arruda – Diretor de Educação Ambiental e Unidades de Conservação da ANAMMA, representou a ANAMMA Nacional no dia 07 e registrou o compromisso da Nacional em promover a governança ambiental local. Entre os presentes estavam ainda, a Sra. Ingrid Coetzee, Diretora de Biodiversidade, Natureza e Saúde do ICLEI; Sr. Ivan Draganic, Diretor Executivo da Regions4; Sra. Elisabeth Chouraki, Post 2020 Biodiversity Framework - apoio da UE; Sra. Patricia Ortiz Monteiro, Diretora da ACIA; Sr. Braulio Dias, ICLEI SAMS / ICLEI Brasil; Sr. Rodrigo Levkovicz, Diretor Executivo da Fundação Florestal; Sr. Daniel Teixeira de Lima, Coordenador do Programa Município Verde-Azul; além de outros nomes no formato virtual.


Informações: imprensa@anamma.org.br

Últimas Notícias
bottom of page