top of page

GUARUJÁ COMPLETA 15 ANOS SEM REGISTRO DE DESMATAMENTO



Guarujá/SP, município associado a ANAMMA, é a única entre as noves cidades da Baixada Santista (Litoral do Estado de São Paulo), sem registro de hectares desmatados nos últimos 15 anos, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica. Isso significa que dos 56% do território municipal que são área de proteção ambiental e manejo sustentável, os 47,82% de Mata Atlântica do Município, equivalentes a 9 mil campos de futebol, estão totalmente preservados desde 2006.


Há 16 anos (2005) ocorreu o último registro de supressão de áreas verdes, que na ocasião teve cinco hectares desmatados. Entre o período de 2005 a 2020, esse volume é até 35 vezes menor do que o registrado em outras cidades da região.


Para o Secretário de Meio Ambiente – Sidnei Aranha, "Hoje temos duas APA's, dois conselhos gestores que reúnem-se todos os meses, temos ainda, o Conselho Municipal de Meio Ambiente também muito atuante”.

Sidnei – que é da Diretoria da ANAMMA/SP, completa dizendo que “as políticas de governança, os mecanismos propostos de governança ambiental são exitosos, pois envolvem os munícipes, sendo partícipes nas decisões, compartilhando decisões, gera a responsabilidade na gestão dos espaços verdes, este é o sucesso. Agora, nosso próximo passo é viabilizar o ‘Corredor Ecológico de Guarujá’".


De acordo com o Prefeito de Guarujá - Valter Sumam, "com a participação social oportunizada ao cidadão para discutir os principais temas ambientais, onde o cidadão é parte integrante do processo, tendo voz ativa nos conselhos de meio ambiente, saneamento e das APA's, no fundo municipal, gera resultados positivos ambientalmente".


Dados da Prefeitura de Guarujá registram que dos 14.345 hectares que representam a área total de Guarujá, 6.860 são de Mata Atlântica. O quantitativo deste bioma é composto por 3.940 hectares de mata, 1.389 hectares de mangue, 1.506 hectares restinga arbórea e 22 hectares de apicum – região exposta a inundações intermediárias em luas cheias.


Por Marcelo Marcondes, MTB 64747/SP

@marcelosmarcondes


✅ Fale com a ANAMMA: 61.99824-8305


Últimas Notícias
bottom of page