top of page

IFAT Brasil Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos

Marcada entre os dias 24 e 26 de abril, no São Paulo Expo, e é uma realização da Messe Muenchen do Brasil.


Neste ano de 2024, a convite da comissão organizadora da IFAT Brasil, temos a honra de apresentar o primeiro Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Brasil, promovido pela LAVORO, que se consolida no mercado internacional de realização de eventos ambientais como uma referencia diferenciada e destacada no setor de consultoria especializada nos negócios do saneamento ambiental

As modernas tecnologias empregadas para o saneamento, tratamento e destinação final de resíduos sólidos no Brasil serão apresentadas aos participantes do 1º Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Brasil, uma iniciativa da LAVORO Solutions, em parceria com a IFAT Brasil, Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos, marcada entre os dias 24 e 26 de abril, no São Paulo Expo, e é uma realização da Messe Muenchen do Brasil.


O Benchmarking promoverá uma imersão nas referências nacionais do setor de saneamento ambiental no país. “Essa imersão tem um caráter de conhecimento in loco sobre o funcionamento da operação, conversando com os operadores locais, projetistas, dirigentes das empresas públicas ou privadas da área de resíduos sólidos. Visitar as unidades é fundamental para entender como as tecnologias são aplicadas. Por isso, escolhemos sistemas de valorização dos resíduos sólidos e de valorização energética, através da exploração e transformação do biogás em biometano ou energia elétrica”, afirma Walter Plácido, diretor executivo da LAVORO Solutions.


A programação terá início com a visita no dia 22 de abril a central de tratamento de resíduos de Seropédica, no Rio de Janeiro, com o intuito de buscar valorizar o biogás, como fonte para produção de energia elétrica e biometano, e o tratamento de chorume do aterro sanitário, por meio de duas tecnologias: tratamento do chorume com tecnologia osmose reversa e tratamento do chorume com tecnologia do reator biológico com membranas.


No dia seguinte (23 de abril), a visita será feita na concessionária da Ecourbis, em São Paulo, onde os participantes conhecerão a estação de triagem que separa resíduos da coleta seletiva e a estação de transbordo da Ecourbis que é uma das maiores do mundo; e ao aterro de Caieiras, operado pela Essencis, que possui diversas tecnologias para destinar mais de dez mil toneladas de resíduos recebidas.


A partir do dia 24 de abril, os visitantes passam a acompanhar os lançamentos e as novidades da IFAT Brasil, que abrange todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos –, com visitas técnicas pela manhã às estações de tratamento de água e às estações de tratamento de efluentes, equipadas com modernas tecnologias.


Para Renan Utri Andreguetto, gerente de Projetos da Messe Muenchen do Brasil, essa experiência em intercalar o conhecimento nas unidades operacionais e na feira será importante para os participantes, pois eles poderão conhecer de forma mais abrangente e detalhada como aproveitar todos os benefícios das tecnologias expostas na IFAT Brasil. “Com a urgente demanda em diminuir os impactos ambientais e ofertar mais equidade à sociedade, por meio do fornecimento de água potável e energia limpa, tratamento e coleta de esgoto, maior reciclagem e reutilização de materiais e drenagem mais eficiente, essas soluções inovadoras precisam ser aplicadas em seu máximo potencial, a fim de atingir as metas necessárias para uma vida melhor”.


Além da exposição de produtos, soluções, sistema e serviços, a IFAT Brasil terá o Congresso Internacional da IFAT Brasil, com a presença de grandes players, como ABCP, ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Rio Grande do Sul), ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ABREMA (Associação Brasileira de Empresas de Resíduos e Meio Ambiente), ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), AIDIS (Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental), AHK do Brasil (Câmara Brasil-Alemanha), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), COGEN (Associação da Indústria de Cogeração de Energia), Instituto Trata Brasil, ISLE Utilities, ISWA, German Water Partnership entre outros parceiros nacionais e internacionais.

Outra atração do evento será o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas. Já o Prêmio IFAT Brasil de Tecnologia Inovadora homenageará as tecnologias mais inovadoras no setor.

O credenciamento para visitantes é gratuito e obrigatório para entrada no evento: https://ifatbrasil.com.br/credenciamento


Serviço:IFAT Brasil -

Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos

Data: 24 a 26 de abril de 2024

Horário: Congresso das 8h às 20h | Feira das 13h às 20h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP

Últimas Notícias
bottom of page