top of page

Maceió é a 1ª capital do Nordeste a contar com Central de Logística Reversa de eletroeletrônicos




Pilar/AL é a primeira cidade do Brasil abaixo de 50 mil habitantes a assinar convênio de Logística Reversa de eletroeletrônicos com MMA e ABRE. Maceió é a 1ª capital do Nordeste a contar com Central de Logística Reversa de eletroeletrônicos.


Em evento realizado na capital Maceió nesta terça (28), as cidades Alagoanas de Pilar e Maceió deram um importante passo na gestão de resíduos, em parceria com ANAMMA e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), o Ecoponto da Pajuçara, local em que a população pode fazer o descarte de resíduos sólidos recicláveis, também passa a receber equipamentos eletroeletrônicos pós-consumo, com a inauguração da primeira unidade da Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos de Maceió. Já Marçal Cavalcanti assinou também a parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa Nacional Lixão Zero, que está inserido no âmbito da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, sendo a primeira cidade brasileira com população abaixo de 50 mil habitantes a avançar nessa pauta.


No dia 27, o Prefeito Renato Filho (Pilar/AL), um grande entusiasta do projeto, assinou o convênio inserindo Pilar no mapa das grandes políticas públicas de desenvolvimento sustentável com a presença do Presidente da ABREE - Sérgio de Carvalho, oficializando essa agenda nacional de qualidade ambiental urbana, sendo a primeira cidade brasileira com população abaixo de 50 mil habitantes a avançar nessa pauta.


Renato Filho destaca que "o desenvolvimento sustentável ocorre quando as políticas públicas são implementadas de fato, com determinação e boa governança e Pilar segue nessa e em outras frentes para cuidar do povo alagoano".


O evento contou com a presença do Presidente da ANAMMA BRASIL, Marçal Fortes Cavalcanti (Secretário de Meio Ambiente de Pilar/AL); da Diretora Financeira da ANAMMA Brasil – Jéssica Oliveira (Secretária de Meio Ambiente e Turismo de Roteiro); do Diretor de Gestão Ambiental da ANAMMA, Pedro Henrique; do Secretário Nacional de Qualidade Ambiental – Dr. André França (representando ainda, o Ministro Joaquim Leite); do Presidente da ABREE - Sérgio de Carvalho Maurício; do Vice-Prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa (representando o Prefeito JHC) e; do secretário-adjunto de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet), Ismar Macário, entre autoridades, sociedade civil e convidados.


Marçal destacou a importância de implementar políticas públicas, “as ações devem sair do papel, beneficiar a população, os municípios, e é isso que temos feito na ANAMMA, buscado conciliar agendas que fortaleçam a governança ambiental local” e conclui “o Ministério do Meio Ambiente, nas pessoas de seu Ministro Joaquim Leite e o Secretário de Qualidade Ambiental André França, com o apoio de suas equipes, tem alinhado agendas com a ANAMMA para uma convergência de propostas aonde as coisas acontecem, ou seja, nos municípios”.


Para o Secretário Nacional da Qualidade Ambiental, André França, “o descarte adequado de produtos eletroeletrônicos possibilita que ele seja reinserido na cadeia produtiva, preservando os recursos naturais e gerando emprego e renda com sustentabilidade”, França reforça ainda que “esse material agora será recolhido e destinado de forma adequada”.














Últimas Notícias
bottom of page