top of page

Minas Gerais formaliza adesão à campanha mundial Race to Zero para zerar emissões de carbono


Estado é o primeiro da América Latina e Caribe a aderir à ação; governo se compromete a atrair negócios sustentáveis e fomentar criação de empregos verdes.





Reafirmando o pioneirismo na gestão ambiental e econômica, Minas Gerais se tornou o primeiro Estado da América Latina e do Caribe a aderir à campanha Race to Zero (Corrida para o Zero). O governador Romeu Zema e o embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, formalizaram o acordo nesta quarta-feira (9/6), em evento na Cidade Administrativa.


O Race to Zero é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau. A meta será alcançada por meio da intensificação de ações de descarbonização, da atração de investimentos para negócios sustentáveis e para a criação de empregos verdes. Desta maneira, será possível viabilizar um cenário de desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável. Atualmente, cerca de 30 diferentes regiões no mundo participam da campanha.


Conservação do bioma Mata Atlântica

Também nesta quarta-feira (9/6) foi assinado Protocolo de Intenções entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a ONG SOS Mata Atlântica. O documento define estratégias para a realização de ações conjuntas e integradas para conservação e restauração ecológica de áreas no Bioma Mata Atlântica em Minas Gerais. Este é o segundo maior bioma em Minas, segundo o IEF.


Outra meta do protocolo é a elaboração e instrumentalização do Plano de Proteção e Conservação da Mata Atlântica dos municípios mineiros. O documento foi assinado pela secretária Marília Melo, o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, e o diretor da ONG SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani.


Últimas Notícias
bottom of page