top of page

Municípios de pequeno porte como grandes aliados para a biodiversidade



O município de São José do Barreiro/SP, com pouco mais de quatro mil habitantes, fica localizada no leste paulista a 266,5 km de São Paulo. Na encantadora cidadezinha, as fazendas, casas e os sobrados são da época áurea do café.

Com uma população acolhedora e com iniciativas de “cuidados com a natureza”, destaca-se com o cenário natural lá existente, sendo um dos seis municípios que compõem a Região Turística Vale Histórico (junto a Silveiras, Queluz, Bananal, Areias e Arapeí), na cidade, se encontra, o Parque Nacional da Serra da Bocaina, além de inúmeras Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN.


São José do Barreiro é Patrimônio Cultural e Mundial pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).


Para o Prefeito Lê Braga, existe um desafio muito grande para a governança ambiental local, porém a criação de conselhos e o apoio da população local, o município tem avançado em pautas importantes.


Como parte de um sistema abrangente, as áreas protegidas e outras medidas de conservação dos governos locais contribuem para conectar habitats naturais, protegendo-os de forma sustentável.


No vídeo, você poderá conhecer um pouco dessa parceria entre GIZ e ANAMMA, bem como uma expertise local, que valida a possibilidade de replicabilidade.


Com a visão de que os Governos Locais são parte da solução para conservação da biodiversidade, o projeto Áreas Protegidas Locais é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Os parceiros políticos são os ministérios do meio ambiente dos países participantes. Nos quatro países, o projeto atua em estreita colaboração com os governos locais e suas associações e redes, como, por exemplo, a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) no Brasil, que possui amplo apoio do Presidente Marçal Cavalcanti (Secretário de Meio Ambiente de Pilar/AL).

Últimas Notícias
bottom of page