top of page

Nova equipe de Governo - Tarcísio de Freitas recebe ANAMMA SP






A equipe do Governador eleito do Estado de São Paulo - Tarcísio de Freitas, recebeu na tarde desta quinta (16) representantes da ANAMMA SP e da Nacional.


A Secretária indicada pelo Governador, Dra. Natalia Resende e sua assessoria recebeu na sede do governo de transição na capital paulista, o Presidente da ANAMMA SP – Rogério Menezes (Secretário do Verde de Campinas/SP); o Vice-Presidente Claudio Scalli; Marcelo Manara; Sidnei Aranha; Marcos Libório; Jean Marcicano; Solange Wuo; e Veronica Sabatino. Pela ANAMMA Nacional, Dra. Andrea Struchel (Diretora Jurídica) e o Reitor do Instituto ANAMMA - Marcelo Marcondes (Diretor de Relações Internacionais), que representou o Presidente Marçal Cavalcanti, em agenda na Capital Federal (Brasília) e não pode estar presente.


Em uma agenda que ultrapassou duras horas de duração, a ANAMMA apresentou as principais reivindicações dos municípios de São Paulo, entre eles a estrutura proposta de “super secretaria”, o que em tese pode enfraquecer a agenda ambiental subnacional.


Rogério Menezes, desatacou que “assim que tomamos conhecimento da proposta da "supersecretaria" oficiamos o governo atual e o Gabinete da Transmissão expressando nosso discordância e receio de ainda maior enfraquecimento do sistema e gestão ambiental paulista”.


Natalia Resende, destacou que irá trabalhar pelo fortalecimento das políticas públicas ambientais, que para ela o meio ambiente antecede e será tratado como a questão estratégica.


A futura Secretária reforçou que “o meio ambiente será prioridade do novo Governador Tarcísio de Freitas, tanto pela importância da pauta, que por si só já é de extrema relevância à sociedade, quanto pela necessidade de que seja observado e contemplado nas demais políticas públicas como base primordial à sua elaboração e evolução. E é por isso que a Secretaria se chamará Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, o que reflete a nossa preocupação em sempre olhar o meio ambiente como elemento primeiro e integrador das demais políticas públicas que desenvolveremos”.


Nesta reunião esteve na pauta a Deliberação CONSEMA de Impactos Locais; as tratativas com a SIMA sobre TCFA; a retomada e fortalecimento do PMVA; Licenciamento ambiental e a CETESB; logística reversa e os municípios; Gestão de Recursos Hídricos; FEHIDRO e a educação ambiental, especialmente a formação dos gestores.


Neste último destaque, o Reitor do Instituto ANAMMA, Marcelo Marcondes trouxe as ações desenvolvidas e demonstrou o interesse de parceria para formação e capacitação de gestores, gerando eficiência e otimização de tempo ao público interessado.


Marcondes entende que a educação ambiental em todas os seus níveis é de extrema importância para o fortalecimento da governança ambiental local, estabelecendo redes, criando as conexões necessárias. Essas agendas integradoras, atendem os ODS/ONU e as políticas públicas norteadoras das cidades, o que motivou o compromisso do Instituto ANAMMA com a nossa gestão do estado para firmar parcerias. A futura secretária Natalia vê que essas agendas são “modificadoras” e geram os valores que a sociedade tanto almeja para garantir as gerações futuras.


Ao final do encontro, o Vice-Governador eleito Felício Ramuth, esteve presente para reforçar os compromissos de agenda governamental para garantir o desenvolvimento sustentável, especialmente com o apoio da sociedade civil organizada, como a ANAMMA.


Marçal Cavalcanti ao receber a devolutiva da Seccional da ANAMMA sobre a reunião, destacou o compromisso da ANAMMA Nacional com os estados, neste caso especifico, com São Paulo, onde já mantém um diálogo de aprimoramento e valorização da agenda municipalista.


Por Marcelo Marcondes, MTB 64747/SP.



Últimas Notícias
bottom of page