top of page

Projeto Piloto: Equidade e o Meio Ambiente




A SYNERGIA Ambiental e ANAMMA Nacional escolheram a EMEF Professor Anísio Novaes (Aparecida/SP) para receber o projeto piloto “Equidade e o Meio Ambiente”, que aborda a temática de fortalecimento das políticas públicas ambientais com viés para o direito e a governança ambiental urbana, observando o cenário das agendas internacionais – como a Agenda 2030 dos ODS/ONU e a Declaração de Edimburgo, além da Conferência Estocolmo+50.


No primeiro encontro, o Reitor do Instituto ANAMMA – Marcelo Marcondes (Relações Internacionais da ANAMMA), representou o Presidente Marçal Cavalcanti no lançamento e dialogou com os professores e equipe gestora.


Marcondes, recebeu o convite da Diretora da Unidade Escolar – Professora Andrea Lopes e da Professora de Ensino Fundamental I (4º ano C) – Ana Claudya Pires Marques (mediadora do projeto). Na visão da Secretária de Educação – Professora Adrielle Romain, o projeto é de grande importância, pois discute o desenvolvimento sustentável e a participação cidadã no processo de cuidados com o ambiente em que vivem.


Para a Professora Andrea, o momento técnico, explorado de forma lúdica, resulta positivamente aos discentes, uma vez que são crianças entendendo o impacto das ações humanas na sociedade.


Já a Professora Ana Claudya, reforça que apresentar para as crianças todo o caminho do resíduo descartado incorretamente, é despertar para a consciência ecológica, trazendo para o debate de forma pedagógica que é necessário cuidar do hoje, para garantir o amanhã.


Foram realizados dois encontros, atendendo toda unidade escolar, a Synergia Ambiental doou o Conjunto para Coleta Seletiva e cestos com tampas para os banheiros. Marcelo trouxe o conceito de equidade em sua abordagem, conceituando em sua palestra o ciclo do lixo; a importância da reciclagem; o risco de enchentes gerados pelo descarte irregular de resíduos; o processo do plástico e o impacto para a fauna; biologia marinha.

Últimas Notícias
bottom of page