Rondônia institui Comissão Organizadora da 1ª Conferência Estadual dos ODS
- há 10 horas
- 2 min de leitura

Evento será realizado em maio de 2026 e definirá propostas de Rondônia para a etapa nacional, com foco em desenvolvimento sustentável, democracia e direitos humanos
A Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, Seção Rondônia, ANAMMA Rondônia, e o Instituto Abraço instituíram a Comissão Organizadora da 1ª Conferência Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, em Rondônia. A iniciativa marca o início da preparação da etapa estadual, prevista para o dia 15 de maio de 2026, e integra o processo de mobilização para a 1ª Conferência Nacional dos ODS.
A conferência terá como tema central “A Agenda 2030 no Brasil: fortalecer a democracia e defender os direitos humanos para a construção coletiva de um novo modelo de desenvolvimento sustentável”. O encontro reunirá representantes da sociedade civil, movimentos sociais, instituições públicas, academia, povos indígenas, organizações socioambientais e órgãos do sistema de justiça, com o objetivo de debater os desafios locais e formular propostas a serem encaminhadas à etapa nacional.
De acordo com a Portaria nº 001/2026, a Comissão Organizadora será responsável por coordenar, planejar e executar as atividades relacionadas à conferência estadual, incluindo a elaboração do regimento interno, a mobilização dos participantes, a condução dos debates, a sistematização das propostas e a organização do processo de escolha da delegação rondoniense.
A composição da comissão observa critérios de representatividade social, diversidade étnico-racial, paridade de gênero e inclusão de pessoas com deficiência. A presidência dos trabalhos ficará sob responsabilidade de Vilmar Ferreira, representante da ANAMMA Rondônia, tendo Fernando Mota de Lima, do Instituto Abraço, como vice-presidente.
Durante a etapa estadual, poderão ser aprovadas até seis propostas, sendo uma por eixo temático, que serão encaminhadas para apreciação na etapa nacional. Também será eleita a delegação que representará Rondônia na 1ª Conferência Nacional dos ODS, respeitando a proporção de dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de representantes do poder público.
Após a realização do evento, a Comissão Organizadora deverá consolidar e encaminhar o relatório final à organização nacional no prazo de até cinco dias úteis, contendo as propostas aprovadas, a relação de pessoas delegadas eleitas e os registros oficiais da conferência.
A realização da conferência em Rondônia fortalece a participação social na construção de políticas públicas alinhadas à Agenda 2030, ampliando o diálogo entre poder público e sociedade civil e contribuindo para a formulação de soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável, à justiça social, à democracia e à defesa dos direitos humanos.
Serviço
O quê: 1ª Conferência Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, em Rondônia
Quando: 15 de maio de 2026, da 8h às 17
Onde: Auditório do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, localizado na Av. Pres. Dutra, nº 1889, Bairro Olaria, Porto Velho/RO.
Realização: ANAMMA Rondônia/ANAMMA Mulher e Instituto Abraço
Mais informações: (69) 992214368 -
anammaseccionalderondonia@gmail.com e 69 99320-7488




















Comentários