top of page

Seminário Virtual Euroclima


Sobre o evento As Soluções Baseadas na Natureza (NBS) são “ações destinadas a proteger, gerir e restaurar de forma sustentável os ecossistemas naturais ou modificados, que enfrentam os desafios da sociedade de forma eficaz e adaptável, proporcionando simultaneamente bem-estar humano e benefícios da biodiversidade”. São cada vez mais relevantes no planejamento do país, envolvendo setores relacionados aos recursos naturais (por exemplo, agricultura, silvicultura, pesca, etc.), mas também no planejamento territorial, construção de infraestrutura, setor financeiro ou redução do risco de desastres. Os especialistas convidados para o seminário apresentarão duas novas ferramentas relevantes no contexto do NBS:

  • Padrão global para soluções baseadas na natureza (NBS), desenvolvido pela IUCN (Dr. Bernal Herrera, IUCN-CEM)

  • Guia para monitoramento e avaliação de intervenções de AbE, Adaptação baseada em ecossistemas (Andrea Bender, GIZ-AbE)

Após as apresentações haverá uma mesa redonda, na qual três representantes dos projetos EUROCLIMA + “Florestas, Ecossistemas da Biodiversidade” discutirão suas experiências concretas com os expositores.

  • Bernal Herrera (UICN-CEM, Costa Rica)

  • Andrea Bender (GIZ-AbE, Alemanha)

  • Ana Luisa Toscano (PRONATURA, México)

  • Mariana de Olivera Gianiaki (ANAMMA, Brasil)

  • Gustavo Solano (AIDER, Perú / Costa Rica)

Nos projetos do setor temático “Florestas, Biodiversidade e Ecossistemas” (BBE) da EUROCLIMA + Os projetos do BBE buscam fortalecer a resiliência de populações e ecossistemas vulneráveis em face das mudanças climáticas no âmbito da implementação dos NDCs. BBE é um dos sete setores do programa e é implementado pela Expertise France e GIZ. Veja a descrição dos 9 projetos em 12 países da América Latina e do Caribe em http://euroclimaplus.org/proyectos-bosques

Os seminários virtuais organizados pela GIZ no setor temático “Florestas, Biodiversidade e Ecossistemas” (BBE) do programa EUROCLIMA + informam sobre conceitos relevantes, apresentam aspectos inovadores e analisam de forma participativa os desafios e oportunidades dos vários atores no seu contribuições para o NDC (Nationally Determined Contributions). Eles facilitam o diálogo entre especialistas e partes interessadas na região para promover o fortalecimento das capacidades técnicas e metodológicas. Sobre EUROCLIMA + EUROCLIMA + é um programa financiado pela União Europeia para promover o desenvolvimento ambientalmente sustentável e resiliente ao clima em 18 países latino-americanos, em particular para o benefício das populações mais vulneráveis. O Programa é executado sob o trabalho sinérgico de sete agências: Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Expertise França (EF), Internacional e Ibero -American Foundation for Public Administration and Policies (FIIAPP), Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e UN Environment. Este programa é cofinanciado pelo governo federal da Alemanha através do Ministério Federal para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ), bem como pelos governos da França e da Espanha. Contato: bosques@euroclimaplus.org

Últimas Notícias
bottom of page