top of page

SOS MATA ATLÂNTICA E SUZANO LANÇAM O PLANOS DA MATA, COM APOIO DA IBÁ


A Fundação SOS Mata Atlântica e Suzano, com apoio do Ibá, lançaram nesta sexta (12) o “Planos da Mata”, projeto que nasce para acelerar a confecção dos Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMAs) em 30 municípios dos estados nos quais a Suzano tem operações fabris e florestais (SP, ES e BA).


Walter Schalka, presidente da Suzano, explicou que “esperamos que esse projeto dê origem a uma espécie de Plano Diretor Ambiental para que esses municípios consigam adotar medidas efetivas de restauração florestal, criação e implementação de áreas protegidas, arborização urbana, adequação ambiental de propriedades rurais e incentivo a práticas agrícolas mais sustentáveis”, afirma. Schalka conclui afirmando que “A Suzano está comprometida com a sociedade, meio ambiente e busca de uma sociedade mais justa. É importante trabalhar com o combate ao CO₂”.


Durante o evento, Paulo Hartung, presidente da Ibá, reforçou que em um momento em que o país enfrenta tanto sofrimento e dificuldade apresentar um projeto participativo e positivo, mostra a capacidade da sociedade atuar de forma coordenada. “Estou falando para nossos prefeitos, nossos secretários, Conselhos Municipais de Meio Ambiente e a população, convocando todos para que tomem o protagonismo da questão da sustentabilidade e na luta contra mudanças climáticas neste ano especial com diversos eventos globais sobre o tema”, disse. Em mais de três décadas de atuação mescladas entre vida pública e privada, Hartung registra ainda que “é importante envolver o município, é trazer o município para ter protagonismo na questão do clima, precisamos mobilizar e ter os municípios na construção efetiva de recuperação do bioma da mata atlântica”.


Mario Mantovani lembra que o desejo de conservar a Mata Atlântica foi um movimento que veio da sociedade. “O PMMA traz subsídios ambientais a planos municipais correlatos, como o Plano Diretor Municipal. Ou seja, além de apoiar o planejamento local, os planos podem contribuir para a qualidade de vida da população e trazer recursos para a cidade”, disse. Mantovani ainda rememora a história do movimento, a “importância do marco referencial da sociedade, o capítulo da Constituição Federal, Rio-92 o Brasil passa a ser protagonista. A cada ato fortaleceu e transformou a lei da mata da atlântica. Sendo uma das únicas leis regulamentas em cada estado brasileiro, uma lei que nasceu da sociedade. A nossa liderança se baseia na natureza e na vida como ela é!”


Sandra Steinmetz - Consultora da SOS Mata Atlântica, destacou que a Mata Atlântica é além do que costumamos ver nas serras litorâneas, porém a mata presta os serviços ecossistêmicos as pessoas e sociedade como um todo, gerando equilíbrio na fauna e flora, o bem estar ecológico, é preciso pensar o todo” e disse ainda que “as mudanças climáticas nos afeta, precisamos agir e parar a perda de biodiversidade, o que pode gerar um colapso ambiental e que resultará em impactos na sociedade, precisamos pensar no ordenamento territorial”.


Marcelo Marcondes, representando o Presidente da ANAMMA Nacional acompanhou todo o lançamento e após registrou a importância dos planos de biodiversidade, de forma integrada, “devemos pensar e agir no processo ecossistêmico, envolver os atores – que são a sociedade civil organizada, governantes e a população como um todo”, Marcondes que é Diretor Nacional de Gestão Ambiental da ANAMMA, traz em suas falas a sintonia da Associação, da Frente Ambientalista para o fortalecimento da Governança Local, “os municípios devem repensar como e onde expandir as cidades, garantindo a qualidade de vida das pessoas e o equilíbrio da ecologia urbana”


Informes gerais:


Estamos atualizando os nossos cadastros com o início das novas administrações (Gestão 2021-2024), dessa forma, é importante o preenchimento do CENSO da ANAMMA pelos gestores, atualização cadastral para emissão dos boletos das anuidades 2021, você já solicitou a sua regularização?


Acesse o nosso site e preencha a ficha que se encontra em "Associe-se", envie para nós e assim, o seu município ficará regular com a ANAMMA.




Caso tenha dúvida, no próprio site temos o campo para contato, vamos juntos trabalhar para melhor contribuir com a nossa agenda de desenvolvimento dos municípios, estamos unidos em um só objetivo!

Ninguém fica para trás, a causa é de todos, então, vamos em frente!

Por


MTb 64747/SP

Últimas Notícias
bottom of page