top of page

Reitor Marcelo Marcondes estará no G20 Social




Nos próximos dias, na cidade do Rio de Janeiro, acontece a Cúpula do G20 - principal fórum de cooperação econômica internacional, contando com a presença de chefes de Estado durante a Cúpula de Líderes do G20. Este ano compõem ainda, o G20 Social, cuja primeira cúpula será realizada de 14 a 16 de novembro, contando com presença ministros, líderes, governantes e sociedade civil.


Já no primeiro dia (14), a abertura será com a presença do Márcio Macêdo, Ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República; Janja Lula da Silva, Primeira-dama do Brasil; Embaixador Mauro Vieira, Ministro de Estado das Relações Exteriores; Fernando Haddad, Ministro de Estado da Fazenda. No período da tarde, o Reitor do Instituto ANAMMA – Prof. Dr. Marcelo Marcondes (Diretor Nacional Jurídico, de Mudanças Climáticas, Direito dos Animais e Assuntos Internacionais da ANAMMA), que também é Professor do Centro Universitário UNIFATEA (Lorena/SP), palestrará com o tema “Bioeconomia: Trilhas para futuro sustentável”, tendo como membros em sua equipe, as pesquisadoras do curso de administração do UNIFATEA - Anne Beatriz, Isabella Nogueira e Giovanna da Silva.


O G20 Social foi anunciado pelo Presidente Lula na 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do G20, em Nova Délhi, na Índia, quando o Brasil assumiu simbolicamente a presidência do bloco. “Essa é uma iniciativa inédita da presidência brasileira do G20, que é formado por duas trilhas: a geopolítica e a econômica. Na prática, o presidente criou uma terceira trilha, que é o G20 Social, potencializando o trabalho dos grupos de engajamento e abrindo espaço para que a sociedade civil organizada do mundo inteiro pudesse contribuir com as políticas públicas que serão apresentadas aos chefes de Estado”, destacou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.


Marcondes, que é Consultor em ODS/ONU, leciona a disciplina de ESG no UNIFATEA, reforça que este momento é de integração entre teoria e prática para o compromisso que envolve os três pilares que norteiam essa agenda – sustentabilidade, inovação e resiliência; a bioeconomia deve agir nas mudanças significativas que sustentam o mundo. “A palestra contribuirá com o fortalecimento dos municípios das discussões de bioeconomia e fortalecimento da sociedade civil. A atividade ainda propõe, promover o diálogo dos padrões de consumo e produção sustentáveis, bem como a utilização eficiente e circular dos recursos biológicos”, concluí.


O objetivo do G20 Social é ampliar a participação nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.


A Cúpula Social será uma confluência social, política e cultural antecedendo a Cúpula de Líderes que marcará na cartografia do G20 a participação popular.

留言


Últimas Notícias
bottom of page