top of page

Rogério Menezes faz pronunciamento em reunião fechada do Conama

O Conselho Nacional de Meio Ambiente realizou hoje sua primeira reunião de 2019, atípica em contraposição à abertura que historicamente marcou as sessões do Conselho maior da política ambiental brasileira.


Em geral as reuniões eram abertas ao público e ocorriam no Auditório da Sede do Ibama, com portas abertas para Conselheiros Titulares e suplentes, técnicos e entidades da sociedade civil que quisessem acompanhá-las. Desta vez, sob a presidência do Ministro Ricardo Salles, apenas os Conselheiros Titulares tiveram acesso ao plenário.


O Vice-Presidente eleito em 2017 da Anamma, atual Presidente do IDAF do Espírito Santo Mário Louzada, suplente do Presidente da Anamma Brasil, foi barrado com truculência por seguranças do Ministério em episódio lamentável e sem precedentes.

Rogério Menezes então questionou o Ministro e apontou descumprimento regimental do artigo 6, pela sessão não ter sido pública. O Ministro contestou que em sala anexa havia a transmissão da reunião, o que aconteceu sim, mas com péssima qualidade cerceando a participação dos "barrados", impedindo que suplentes inclusive da Anamma, pudessem acompanhar os trabalhos.

Rogério Menezes solicitou ao Ministro que o prazo das contribuições sobre o futuro do Conama continuasse aberto, tendo dito o Ministro que isso poderá ser feito por mais alguns dias sem estabelecer um prazo final.

Nenhuma apresentação ou Nota Técnica com propostas para "reformar" o Conselho foi apresentada aos senhores conselheiros nessa tarde para ser esquecida no Ministério do Meio Ambiente.

Últimas Notícias
bottom of page