Reitor Marcelo realiza apresentação no Japão
- ANAMMA Brasil

- há 7 horas
- 2 min de leitura
A convite do governo japonês, com foco na gestão de resíduos, o Prof. Dr. Marcelo Marcondes, Reitor do Instituto ANAMMA, realizou a primeira apresentação da comitiva brasileira no Japão, trazendo a atuação estratégica da ANAMMA para a governança ambiental, de apoio técnico, institucional e político aos municípios, especialmente aqueles com menor capacidade operacional.
A agenda vem sendo discutida por onze profissionais brasileiros selecionados pela JICA - que é a Agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que ao longo do mês de janeiro e início de fevereiro, estão presentes no curso Técnico de Gestão de Resíduos para o Controle do Lixo Marinho.
Marcondes, destacou as ações prioritárias do Brasil, em convergência com a ENOP – Estratégia Nacional Oceano sem Plástico, a necessidade de estabelecer uma maior articulação em âmbito subnacional e local, bem como, ações de sensibilização ambiental.
A agenda que ocorre em Yokohama – Japão, fortalece o envolvimento institucional da ANAMMA, segundo o Presidente Marçal Cavalcanti, que tem vislumbrado um novo capítulo para o ambientalismo brasileiro, “sem dúvidas, a ANAMMA é peça fundamental nesse debate mundial, representando a maior força ambientalista mundial, considerando a dimensão brasileira”.
Marcondes, que também é Diretor Jurídico e de Mudanças Climáticas da ANAMMA, vem por sistematizar a integração jurídica e de políticas públicas para a agenda de combate ao lixo marinho, especialmente no combate ao plástico e microplástico.
Marcelo destaca que é necessário compreender o cenário, com visão global, pensando em um melhor design dos produtos distribuídos na cadeia, “compartilhamos o pensamento de cuidado e proteção dos oceanos, entendendo que a poluição começa no interior e avança pelas bacias hidrográficas, chegando aos mares”, onde, “as medidas técnicas, operacionais e legais, devem ser discutidas e implementadas, pensando em soluções inovadoras”.

































Comentários