A Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Itapeva é uma Unidade de Conservação (UC) municipal, localizada em Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul. A gestão da área é feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (SMAURB) da Prefeitura de Torres-RS, que tem como Prefeito Municipal - Carlos Alberto Matos de Souza e Secretário Municipal Júlio Agápio, Vice Presidente Nacional da ANAMMA.
A APA é basicamente um segmento de restinga (cordões arenosos paralelos à linha de costa) com 436,99 hectares, formada por depósitos eólicos antigos (paleodunas), cuja origem são as transgressões (avanços) e regressões (recuos) marinhas ocorridas no período holocênico (que representam os últimos 11.000 anos da história da Terra), e que marcaram o período da última glaciação, era do Gelo.
As paleodunas, chamadas de sistemas de Barreiras, isolaram os corpos d’água, originados quando o mar atingiu seu nível máximo no final do evento transgressivo, dando forma ao cordão de lagoas costeiras que existem hoje na nossa planície costeira.
A APA faz parte da planície costeira do Rio Grande do Sul, e representa sua história evolutiva, história dos fenômenos geológicos que originaram, e que ainda estão moldando, o nosso litoral. O clima na região é predominantemente quente, com média de 19,8ºC e chuvas entre 1300 e 1500 mm/ano.