top of page
Notícias


Com a presença da ANAMMA, São José dos faz parceria com Israel para instalar tecnologia sustentável em escolas
A Prefeitura de São José dos Campos e a Agência Israelense de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (MASHAV) assinaram um acordo de cooperação que levará tecnologia sustentável a unidades da rede municipal de ensino. A cerimônia ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença de autoridades locais – como o Prefeito Anderson Farias, do Marcelo Manara - Secretário de Urbanismo e Sustentabilidade e Vice-Presidente da ANAMMA/SP, do Presidente da ANAMMA/SP – Prof. Dr.


Reitor do Instituto ANAMMA participa do lançamento nacional do Projeto PROMARES na Universidade de Brasília
O Reitor do Instituto ANAMMA, Prof. Dr. Marcelo Marcondes, participou, na manhã de quarta-feira (10), do lançamento do projeto PROMARES – Projeto Mar Circular: Construindo Soluções, realizado na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), no auditório Roberto Salmeron. A iniciativa internacional reuniu representantes de diversas instituições de ensino superior, órgãos do governo federal, estados e especialistas nacionais e internacionais para debater os impacto


Balanço da COP30
O Reitor do Instituto ANAMMA - Prof. Dr. Marcelo Marcondes (Presidente da ANAMMA/SP e Diretor Nacional Jurídico e de Mudanças Climáticas da ANAMMA Nacional), participou ao vivo da Rádio Pop FM - que pertence a Rede Aparecida de Comunicação para apresentar um balanço oficial da COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Belém do Pará. Marcondes destacou os principais resultados das negociações multilaterais, com ênfase no papel institucional


Gerando resultados aos municípios, ANAMMA registrou sua participação na COP30
Com a presença de grande parte da Diretoria Nacional na COP30, em Belém, a ANAMMA participou, com o painel “Ações de Alto Nível na Agenda Ambiental Local”, em parceria com o Conselho Federal de Química, expondo experiências inovadoras, políticas públicas e instrumentos de governança capazes de acelerar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) no território, alinhando-se à Agenda 2030 da ONU, fortalecendo o papel das redes de governos locais e reg


Compromisso da ANAMMA com a defesa técnica, jurídica e política do meio ambiente
O presidente da ANAMMA e secretário de Meio Ambiente de Pilar (AL), Marçal Cavalcanti, agradeceu ao Ministro, João Paulo Ribeiro Capobianco, e ao presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, pela condução da reunião da Tripartite e pelo fortalecimento desse espaço de diálogo, que tem reunido estados, municípios e sociedade civil em torno da agenda ambiental brasileira. Marçal destacou que esses encontros têm sido decisivos para avançar no encaminhamento do estudo realizado pelo IP


ANAMMA celebra avanço no CONAMA sobre a palha da cana e destaca atuação direta de Marçal Cavalcanti
O presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA) e secretário de Meio Ambiente de Pilar (AL), Marçal Cavalcanti, agradeceu ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) pelo avanço na pauta da palha da cana, tema que vinha sendo defendido de forma direta e contínua pela ANAMMA. Segundo Marçal, a decisão representa uma vitória importante para os municípios brasileiros que dependem da cadeia da cana-de-açúcar, especialmente nas regiões produtoras do N


“Decisões judiciais e lixões: a erosão silenciosa do Estado Ambiental de Direito”
Nas últimas décadas, o Brasil consolidou um conjunto expressivo de normas e políticas públicas voltadas à gestão de resíduos sólidos e à proteção ambiental. Contudo, esses avanços vêm sendo sistematicamente corroídos por decisões judiciais e acordos ministeriais que, sob o argumento da “continuidade dos serviços essenciais”, autorizam a operação de lixões ou aterros municipais sem licenciamento ambiental válido e sem tratamento do chorume, o efluente mais tóxico e perigoso ja


Balanço COP30 – 2025 | SECLIMAS Campinas
A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas apresenta a Videoconferência Oficial do Balanço COP30 – 2025, com o objetivo de compartilhar os principais resultados da conferência e os impactos diretos na agenda climática municipal. O encontro reforça o compromisso de Campinas com as ações de mitigação, adaptação climática, educação ambiental, proteção da biodiversidade e inovação em políticas públicas alinhadas às diretrizes internacionais da UNFCCC. Par


🌳Assembleia Estadual da ANAMMA🌳
ANAMMA Sergipe, reuniu os secretários municipais de meio ambiente de todo o estado para fortalecer a gestão ambiental Municipal. O evento, realizado na Câmara Municipal de Socorro, promoveu uma importante discussão sobre cooperação entre os entes federados do SISNAMA, contando com a presença do Ibama, SEMAC e Adema, reforçando a união entre município, estado e união. Um momento de diálogo, integração e construção conjunta para avançar nas políticas públicas ambientais em Ser


Do ouro ao lixo: o Brasil dos rios envenenados
Imagine três barcos navegando por três corpos hídricos distintos do Brasil. O primeiro flutua sobre o majestoso Rio Tapajós, na Amazônia. A paisagem parece intacta: floresta viva, céu refletido nas águas. Mas o perigo está submerso. Micropartículas de mercúrio – altamente tóxicas e cancerígenas – lançadas pelo garimpo ilegal contaminam os peixes, afetam a fauna aquática e envenenam silenciosamente milhares de pessoas, sobretudo indígenas e populações ribeirinhas. É um envenen


ANAMMA marca presença forte e estratégica na COP30
A ANAMMA – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente teve participação intensa e altamente estratégica na COP30, reforçando o papel central dos municípios brasileiros na agenda climática global. A delegação nacional atuou em painéis, reuniões técnicas, eventos paralelos, missões diplomáticas e na articulação de novas parcerias internacionais voltadas à adaptação climática, gestão ambiental e fortalecimento da governança local. A ANAMMA se consolida como a maior força


ANAMMA Nacional ganha protagonismo na COP30
ANAMMA Nacional ganha protagonismo na COP30 Integrando a delegação brasileira na 30ª edição da Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ANAMMA Nacional marcou presença no debate sobre desenvolvimento regional, sustentabilidade e justiça climática. A entidade foi representada por Talden Farias, jurista e referência em Direito Ambiental, que participou do evento “Desenvolvimento Regional e os Desafios das Mudanças Climáticas”, promovido pelo Tribunal R
bottom of page