ANAMMA apresenta proposta de monitoramento das emissões de GEE em todos os municípios brasileiros.
- ANAMMA Brasil

- há 2 horas
- 2 min de leitura
O presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA) e secretário municipal de Meio Ambiente de Pilar (AL), Marçal Fortes Cavalcanti, participou nesta segunda-feira 03 da reunião junto ao Confederação Nacional dos Bispo do Brasil - CNBB apresentando uma proposta inovadora para o monitoramento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 100% dos municípios do Brasil.
A iniciativa, proposta pela ANAMMA em parceria com o CNBB, e execução técnica da DEEP ESG tem como objetivo construir os inventários municipais de emissões em conformidade com o padrão GHG/GPC, assegurando granularidade e compatibilidade com o sistema CNAE. Essa integração permitirá conectar as emissões de cada município às atividades econômicas e empresas de suas regiões, além de possibilitar a pactuação das metas da NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) por bioma, estado e município.
O projeto também prevê a capacitação de gestores municipais para definir metas locais e desenvolver projetos de descarbonização, fortalecendo o papel dos municípios na agenda climática nacional.
Durante a reunião, a proposta foi apresentada A cúpula da Confederação Nacional dos Bispo do Brasil - CNBB . Dom Jaime Cardeal Spengler , Dom Ricardo Hoepers, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, Padre Leandro Secretário Adjunto da Secretaria geral da CNBB Estiveram presentes , o diretor da DEEP ESG, Gabriel Alencar, assessor especial da Anamma Marcos Omena.
De acordo com Marçal Cavalcanti, “o projeto representa um marco para a gestão ambiental municipal, colocando os municípios como protagonistas na implementação das políticas de clima e no cumprimento das metas brasileiras de descarbonização”.
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a instituição que reúne os bispos da Igreja Católica no país, promovendo ações pastorais e sociais em favor do povo brasileiro. Além de sua missão religiosa, a CNBB atua fortemente na defesa da vida, da justiça social e do cuidado com a Casa Comum, princípios que estão diretamente ligados à sustentabilidade.
A CNBB tem reforçado o chamado da encíclica Laudato Si’ (sobre o cuidado da Casa Comum), promovendo ações e posicionamentos que incentivam a ecologia integral, asustentabilidade e o combate às mudanças climáticas, sempre articulando fé e
compromisso socioambiental.
Por meio de suas campanhas da fraternidade, pastorais sociais e articulações com órgãos
públicos e organizações da sociedade civil, a CNBB contribui para a construção de uma
sociedade justa, fraterna e ambientalmente responsável.



































Comentários