Com a presença da ANAMMA, São José dos faz parceria com Israel para instalar tecnologia sustentável em escolas
- ANAMMA Brasil

- há 2 dias
- 2 min de leitura

A Prefeitura de São José dos Campos e a Agência Israelense de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (MASHAV) assinaram um acordo de cooperação que levará tecnologia sustentável a unidades da rede municipal de ensino. A cerimônia ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença de autoridades locais – como o Prefeito Anderson Farias, do Marcelo Manara - Secretário de Urbanismo e Sustentabilidade e Vice-Presidente da ANAMMA/SP, do Presidente da ANAMMA/SP – Prof. Dr. Marcelo Marcondes, de representantes do Consulado de Israel em São Paulo, incluindo o cônsul-geral Rafael Erdreich, de secretários municipais e outras instituições.
O acordo prevê a doação de 10 biodigestores da empresa Home Biogas e 10 viveiros automatizados com irrigação por gotejamento, todos equipados com mudas de plantas nativas. Os dispositivos serão instalados em escolas municipais e permitirão transformar resíduos orgânicos produzidos no dia a dia em energia renovável e fertilizante.
Marcondes, reforçou que a assinatura é muito importante, dada a agenda da COP30 ocorrida no Brasil, e que a ANAMMA/SP, já vem liderando a expansão de agendas de multinível para economia circular, sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em especial, as conexões entre os temas clima, oceanos, gestão de resíduos e a própria implementação e ampliação da Agenda 2030 dos ODS/ONU, gerando ações de base tecnológica e de inovação aos municípios.
Durante o evento, Erdreich destacou a importância da parceria e da convergência de prioridades entre as instituições, e ainda, que o projeto incorpora o conceito judaico de tikun olam o compromisso de melhorar o mundo filosofia que orienta o trabalho do MASHAV desde sua criação, poucos anos após a independência de Israel. A agência é reconhecida globalmente por disseminar conhecimento técnico e assistência humanitária em diversas regiões do mundo.
Manara destacou que a iniciativa busca reduzir custos e incentivar o uso racional dos recursos, despertando nos estudantes o interesse por práticas ecológicas e o entendimento sobre o aproveitamento sustentável de resíduos.
O Prefeito Anderson, destacou que o projeto é gratuito para a cidade, que fortalecerá a educação ambiental, e a promoção do desenvolvimento sustentável local. Onde até 2028, a agenda terá a sua expansão, gerando benefícios como viveiro de mudas, horta orgânica e outros benefícios, formando o cidadão do futuro.

























Comentários