top of page

Marcelo Marcondes, Reitor do Instituto ANAMMA é selecionado para curso da Agência de Cooperação Internacional do Governo do Japão


ree

O Reitor Marcelo Marcondes, foi um dos 12 brasileiros selecionados para o curso que irá qualificar profissionais de países com os quais o Japão possui cooperação, como o Brasil. A seleção aconteceu pela JICA - que é a Agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), através de análise de currículo, perfil profissional (experiência de gestão e governança) e o potencial de replicabilidade.


Marcondes, que é Diretor Jurídico, de Mudanças Climáticas e Assuntos Internacionais da ANAMMA Nacional e Presidente da ANAMMA/SP, foi selecionado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para participar do Curso Técnico de Gestão de Resíduos para o Controle do Lixo Marinho.


Entre os 12 brasileiros selecionados para o curso que irá qualificar profissionais de países com os quais o Japão possui cooperação, como o Brasil, em temas como meio ambiente, agricultura e saúde. A capacitação será realizada presencialmente no Japão.


Para Marcelo, é a oportunidade de adquirir e compartilhar conhecimentos, fortalecendo os municípios brasileiros, em especial os costeiros. “Precisamos compreender que o cuidado com os mares e oceanos também passam pelos municípios, pois os rios irão desaguar no mar e consequentemente, carregam os resíduos, em especial, plásticos em todo o seu percurso”, didaticamente, é preciso sensibilizar a população, e formar os gestores, destaca o Reitor.


Marçal Cavalcanti, Presidente da ANAMMA Nacional, destaca que a escolha do Reitor Marcelo é o reconhecimento de todo profissionalismo e dedicação ao meio ambiente, representa ainda, a atuação da ANAMMA frente ao desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros, coroando a defesa da agenda local.


Cavalcanti, promove o fortalecimento da ANAMMA em diversas frentes, não sendo diferente nesta, onde após a indicação de Marcondes para a Agenda de Oceanos, possibilitou que a ANAMMA voltasse a ter protagonismo. Marçal vem liderando diversas frentes, e nesta em especial, quando reforça sua visão da agenda ambiental nacional. Dessa forma, ao sinalizar o nome de Marcondes para o processo seletivo, o Presidente Marçal, fortalece o empoderamento da ANAMMA nas agendas de desenvolvimento local de forma assertiva.


Marçal, fortalece a ANAMMA e o sistema ambiental municipal, articulando agendas e convergindo com os temas de grande importância.


O curso reforça o compromisso do governo brasileiro, que desenvolveu o Plano Nacional de Combate ao Lixo Marinho, e em outubro, lançou a ENOP – Estratégia Nacional Oceano sem Plástico, incentivando os estados e municípios a implementar ações para reduzir a quantidade de resíduos gerados em terra e despejados no oceano, e para controlar os resíduos gerados no oceano, como os equipamentos de pesca. Por meio do programa no Japão, os participantes aprenderão sobre medidas abrangentes contra o lixo marinho, identificarão a necessidade de tais medidas no Brasil.


O curso é organizado pela JICA Yokohama Center. Na oportunidade, os cursistas irão visitar campos, empresas privadas, organizações governamentais japonesas e muito mais, principalmente na província de Kanagawa.

 
 
 

Comentários


Últimas Notícias
bottom of page