Reitor do Instituto ANAMMA participa do lançamento nacional do Projeto PROMARES na Universidade de Brasília
- ANAMMA Brasil

- há 11 minutos
- 2 min de leitura

O Reitor do Instituto ANAMMA, Prof. Dr. Marcelo Marcondes, participou, na manhã de quarta-feira (10), do lançamento do projeto PROMARES – Projeto Mar Circular: Construindo Soluções, realizado na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), no auditório Roberto Salmeron.
A iniciativa internacional reuniu representantes de diversas instituições de ensino superior, órgãos do governo federal, estados e especialistas nacionais e internacionais para debater os impactos do lixo nos mares, o gerenciamento sustentável de resíduos sólidos e as soluções voltadas à economia circular.

Marcondes, que também é o Diretor Nacional Jurídico e de Mudanças Climáticas da ANAMMA, reforçou o papel de articulação e de centralidade da instituição na agenda de governança para combate à poluição marinha, destacando que “com o lançamento em outubro, da ENOP – Estratégia Nacional Oceano sem Plástico, temos buscando junto aos municípios brasileiros a inclusão do tema em suas agendas de circularidade e de gestão de resíduos, pois aquele pensamento de que o “simples papel de bala” não gera danos, é ultrapassado, pois o mesmo será conduzido pelos rios até o oceano, e lá, os microplásticos somam-se a dimensão de materiais poluentes encontrados nos mares e oceanos”.
Com exemplo simples e pedagógico, o despertar para a sensibilização socioambiental é o que irá fortalecer a agenda azul para soluções sustentáveis e combate à poluição marinha, destacou o reitor.
A programação contemplou debates sobre poluição marinha, gestão sustentável de resíduos sólidos, inovação tecnológica, e práticas alinhadas à economia circular.
Com o Dr. Christian Schulz, conselheiro de assuntos políticos da Embaixada da Alemanha, Marcondes apresentou as agendas da ANAMMA, do Instituto ANAMMA e novas parcerias devem surgir.
O evento incluiu palestras de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Técnica de Braunschweig (Alemanha), além de técnicos dos Ministérios das Cidades, da Justiça e do Meio Ambiente, que apresentaram diagnósticos atualizados e propuseram estratégias de mitigação dos danos ambientais.

























Comentários