top of page

ANAMMA Nacional ganha protagonismo na COP30




ree

ANAMMA Nacional ganha protagonismo na COP30

Integrando a delegação brasileira na 30ª edição da Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ANAMMA Nacional marcou presença no debate sobre desenvolvimento regional, sustentabilidade e justiça climática. A entidade foi representada por Talden Farias, jurista e referência em Direito Ambiental, que participou do evento “Desenvolvimento Regional e os Desafios das Mudanças Climáticas”, promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).


Realizado em 15 de novembro, o encontro contou com mediação da desembargadora federal Consuelo Yoshida e do professor André Geraldes, da PUC/SP, além do apoio institucional da PUC/SP e da Comissão Especial do Clima da OAB/SP. A iniciativa ocorreu com incentivo do presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta.


Segundo presidente da Anamma Marçal Cavalcanti a participação de Talden Farias reforçou a voz dos municípios brasileiros na COP30, evidenciando que os desafios climáticos só podem ser enfrentados por meio da cooperação entre instituições, gestores públicos e especialistas, com foco no desenvolvimento regional sustentável, na justiça climática e na proteção dos territórios mais vulneráveis.


Ao final do debate, a desembargadora Consuelo Yoshida destacou o credenciamento do TRF3 como parte da delegação brasileira como uma “grande conquista institucional” e ressaltou a relevância da atuação conjunta com entidades como a ANAMMA Nacional. Segundo ela, o encontro permitiu que “participantes de diferentes carreiras testemunhassem as desigualdades regionais e sociais em nosso país, agravadas pelas mudanças no clima, e reconhecessem a injustiça climática, que alcança a população mais vulnerável”.


Com presença ativa na COP30, a ANAMMA Nacional reafirma seu compromisso em fortalecer a governança ambiental municipal e em contribuir para a construção de políticas públicas que respondam aos impactos das mudanças climáticas no território brasileiro.

 
 
 

Comentários


Últimas Notícias
bottom of page