Diretoria da ANAMMA SP é empossada
- ANAMMA Brasil

- 30 de jul.
- 3 min de leitura

Na manhã desta terça (29), aconteceu em Suzano/SP, a posse da Diretoria da Seccional da ANAMMA em São Paulo, tendo como presidente Marcelo Marcondes, que na ocasião, foi empossado pela Secretária Executiva – Solange Wuo, representando o Presidente Marçal Cavalcanti.
A abertura da reunião contou com a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Suzano, André Chiang, que reforçou o papel da ANAMMA na agenda ambiental local, “os municípios se fortalecem com representatividade institucional, e o nosso Prefeito Pedro Ishi, reconhece essa importância e, por isso fomos os anfitriões desse momento para o estado de São Paulo, é nesse sentimento que as políticas públicas são fortalecidas”.
Marçal Cavalcanti, que foi representado por Solange Wuo, enviou sua mensagem de saudações aos novos diretores e, reforçou o compromisso da Nacional para as agendas subnacionais, e em especial, parabenizou toda diretorias empossada.
A agenda contou ainda, com a presença do ambientalista e professor Carlos Oliveira, que atua na Frente Parlamentar Ambientalista da Assembleia Legislativa do Estado São Paulo (ALESP), e que também é assessor da Deputada Marina Helou, que destacou que os compromissos da agenda ambiental foram alinhados, de forma, que os municípios estabeleçam um ‘reforço na voz ativa’ entre a ALESP e a ANAMMA.
Para Marcelo Marcondes – atual Secretário do Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Rio Grande da Serra, este “é o momento de unidade, temos o compromisso de fortalecer os municípios, em especial, por estarmos em um novo mandato, garantindo aos prefeitos e prefeitas, que a agenda ambiental possa ter um reforço institucional, temos o debate do PL da Devastação – que enfraquece os municípios, gera prejuízos econômicos e ambientais de grande reflexo”.
Marcondes ainda reforça que “os novos diretores, assumem com a garra e a experiência de fortalecer os seus municípios de origem, garantindo uma atuação, regional e estadual, evidenciando as entregas coletivas, ou seja, todos ganham nesse cenário, a agenda ambiental é descentralizada neste caso”.
Durante o encontro, Mario Mantovani – Diretor Institucional da ANAMMA Nacional, enriqueceu a posse com uma palestra magna, contextualizando os desafios do Brasil, em especial sobre o PL da Devastação, que trata do licenciamento ambiental.
Mantovani que tem mais de quatro décadas de ambientalismo brasileiro e diversas experiências internacionais, passa a compor o quadro de Diretores da Seccional, exercendo o papel de Diretor Institucional Estadual.
A ANAMMA SP, em sintonia com os temas emergentes, estabeleceu diretorias estratégicas, com viés de manter suas agendas a frente do tempo, sendo signatária da Agenda 2030 dos ODS/ONU, terá 28 diretores, dos quais 13 são mulheres, ou seja, manteve a hegemonia da paridade e da proporcionalidade, respeitando e valorizando o empoderamento feminino, que passa a compor o movimento ANAMMA MULHERES.
Com diretores(as) de diversas regiões do estado, terá ainda, representante da capital – Dr. Nalini, que foi Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, e é o atual Secretário do Clima da Capital, exercerá o compromisso de ser a Autoridade Climática da instituição, em âmbito estadual.
Segundo o Vice-Presidente Marcelo Manara (Secretário de Meio Ambiente de São José dos Campos), agendas que norteiam a revisão dos planos diretores passam a ser prioridade para a ANAMMA, bem como o fortalecimento da presença nos Comitês de Bacias Hidrográficas, Manara destaca que “a participação social é fundamental para os governos locais, é dessa forma, que buscaremos agendas sustentáveis e resilientes”.
Nesse contexto, Marcelo Manara, Solange Wuo e a Dra. Andrea Struchel abordaram a importância do SISNAMA para as agendas locais, o papel dos municípios junto aos Conselhos e a Comissão Tripartite.
Conheça a nova composição da ANAMMA – Seccional São Paulo.
1. Dr. Marcelo Marcondes, Presidente
2. Marcelo Manara, Vice-Presidente
3. Geraldo Nalon, 2º Vice-Presidente
4. Solange Wuo, Secretária Executiva
5. Dra. Andrea Struchel, Diretora Jurídica
6. Veruska Carvalho, Diretora de Governança Ambiental
7. Dr. Moacir Arruda, Diretor de Áreas Protegidas e Educação Ambiental
8. Romildo Campello, Diretor de Cidades Inteligentes e Resilientes
9. Mario Mantovani, Diretor de Relações Institucionais
10. Flavio Nakaoka, Diretor de Inovações no Tratamento de Resíduos
11. José Renato Beloto, Diretor de Arborização Urbana
12. Adegas Junior, Diretor de Relações Interfederativais
13. Marcela Pupin, Diretora de Planejamento Ambiental
14. Gabriel Alcântara, Diretor de Bacias Hidrográficas
15. Joaquim Casemiro, Diretor de Bacias Hidrográfica Médio Tietê-Sorocaba
16. Laís Bonafé, Diretora de Bacias Hidrográfica Paraíba do Sul
17. Jean Marcicano, Diretor de Comunicação Institucional
18. Juliana Miranda, Diretora de Licenciamento Ambiental
19. Claudio Fernando, Diretor de Fiscalização Ambiental
20. Fabricio Souza, Diretor de Gestão Ambiental
21. Ivan Maglio, Diretor de Planos Diretores Sustentáveis
22. Marinete Moreira, Diretora de Projetos
23. Livia Rocha, Diretora de Bem-estar Animal
24. Ruth Ramos, Diretora de Governança Climática
25. Dra. Bianca Picado, Diretora de Gestão Sustentável de Florestas e Biodiversidade
26. Vitória Silvestre, Diretora de Direito dos Animais
27. Dr. José Renato Nalini, Autoridade Climática
28. Claudete Canadá, Diretora de Mudanças Climáticas e Cidades Sustentáveis

























Comentários