top of page

EM CARTA A LULA, ANAMMA APONTA DIFICULDADES DOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS MUNICIPAIS




O Vice-Presidente da ANAMMA, Antonio Marcos Barreto (Secretário de Meio Ambiente de Mangaratiba/RJ), realizou neste final de semana a entrega da Carta Aberta da ANAMMA à Deputada Federal e Presidente Nacional do PT, Gleise Hoffmann. A Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA) endereçou a carta, ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde aponta dificuldades de órgãos ambientais municipais. O texto reforça a preocupação pelo esvaziamento do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) durante o governo de Jair Bolsonaro e sugere a reaproximação da associação com o novo Ministério do Meio Ambiente.


Antonio Marcos destacou que a ANAMMA possui mais de 30 anos de atuação frente ao poder municipal na área ambiental, e disse para a Presidente do PT – Gleise Hoffmann, que o principal objetivo dessa carta e dos trabalhos da ANAMMA é o de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente.


Já o Presidente da ANAMMA NACIONAL – Marçal Cavalcanti (Secretário de Meio Ambiente de Pilar/AL), reforça que no documento endereçado ao Presidente eleito - Lula, a preocupação é garantir aos municípios a estruturação para preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental, uma vez que os entes federados têm enfrentado dificuldades para investir em infraestrutura e mão de obra especializada – seja por falta de recursos ou por falta de conhecimento técnico jurídico de competências.


A ANAMMA, reforçou o compromisso de fortalecimento da governança ambiental local, destacando a preocupação do esvaziamento do Conama, ocorrido durante o governo Bolsonaro. No texto, a ANAMMA, menciona que o quadro de conselheiros teve o número reduzido de 93 para 23. Por isso, a associação diz acreditar que o estreitamento da associação com a pasta de Meio Ambiente, amplificando as demandas municipais.


Recebido pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT), o documento deve ser entregue em mãos ao recém-eleito chefe do Executivo Federal, destacando-se que a ANAMMA é a maior representatividade do ambientalismo brasileiro e por sua dimensão territorial, amplia sua evidência no cenário internacional.



Por Marcelo Marcondes. MTB 64747/SP

Últimas Notícias
bottom of page